Porque quanto mais alto o apartamento mais caro?

Perguntado por: lgeraldes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

De acordo com os especialistas, o principal motivo para um apartamento no andar mais alto ser valorizado está na vista que ele proporciona. Contudo, um novo tipo de apartamento tem feito com que o térreo seja o andar mais valorizado.

De modo geral, quanto mais alto um apartamento, mais valorizado ele é, mas isso também vai estar interligado à metragem, à planta e à quantidade de imóveis por andar. Portanto, nem sempre um apartamento no 20º andar será mais valorizado do que um no 10º andar de outro condomínio.

A busca por imóveis maiores, mais adequados para o trabalho remoto e afastados dos centros urbanos congestionados, aumentou consideravelmente, elevando a demanda e, consequentemente, os preços. Além dos fatores relacionados à pandemia, existem outras variáveis que influenciam o aumento dos preços dos imóveis.

Fatores como localização, investimento em segurança e estrutura para instalação de equipamentos, como ar condicionado, são muito importantes, funcionais e valorizados para uma possível venda. Mas não é só estes fatores que irão influenciar na valorização. A 'estética' do lugar não fica em segundo plano.

Nos andares mais altos há melhor circulação dos ventos, o que é ótimo para deixar o ambiente mais fresco nos dias mais quentes. Com mais ventilação também ocorrerá menos incidência de mofo, umidade e poeira.

Além disso, já que um apartamento no primeiro andar é mais barato, isso permite que você tenha acesso inclusive a imóveis em melhores bairros do que os que você poderia comprar se fosse procurar alguma unidade em andares mais altos.

Barulhos e ruídos
Nos andares mais altos há menor circulação de pessoas, os apartamentos ficam mais distantes das áreas comuns e o barulho interno pode ser realmente menor. Portanto, se você for sensível ao barulho, priorize os andares mais altos.

Tendência dos preços de imóveis é de queda em 2023.

Quando o mercado de compra e venda de imóveis está aquecido, com um desempenho crescente de vendas e lançamentos, a tendência é que isso leve ao aumento dos preços. Isso aconteceu, por exemplo, nos últimos dois anos. É uma alta de preços gerada por demanda agregada do mercado.

O valor do imóvel é determinado pela oferta e demanda. Um bom exemplo são os apartamentos dos centros urbanos e as casas na praia que, pela procura muito maior que a oferta, costumam ser bem cotados. Geralmente, a avaliação é realizada comparando a propriedade escolhida a outras que estejam disponíveis no mercado.

Preço mais baixo
Os apartamentos são comprovadamente mais baratos que as casas, mesmo estando na mesma localização e possuindo o mesmo tamanho. Além dos valores mais em conta, comprar um apartamento também tem algumas vantagens oferecidas pelas construtoras, como poder comprar na planta e facilitar os financiamentos.

Imóveis localizados em áreas com boa infraestrutura, segurança, e qualidade de vida tendem a valorizar mais. Da mesma forma, imóveis em regiões que estão em crescimento ou que são previstos para crescer no futuro, normalmente apresentam uma boa valorização.