O que desafina o piano?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Pressionar fortemente a tecla congela a afinação: uma reprodução muito suave irá desafinar o instrumento logo que um pianista tocar a primeira tecla. Alguns especialistas dizem que você deve afinar o seu piano uma vez por trimestre, cerca de quatro vezes por ano.

3 horas

Quanto tempo demora a afinação de piano? O tempo para a execução da afinação varia entre 1 e 3 horas dependendo do estado do piano, da tonalidade em que o mesmo se encontra e da tonalidade que se pretende atingir após a afinação.

Um piano dura, em média, 40 anos. É claro que esta é uma previsão de um piano para a sua casa. Um piano de concerto, por exemplo, dura, no máximo, 15 anos.

Um piano em bom estado pode apresentar uma queda de afinação de 1/4 a 1/2 tom por ano. Portanto, se o instrumento ficar por quatro anos sem ser afinado, provavelmente estará um tom abaixo da afinação padrão após esse período.

O móvel deve ser protegido da luz solar direta. Se isso não for possível, use cortinas que impeçam a entrada de raios solares. Mantenha o piano distante de fontes de calor, como aquecedores, ar quente, lareiras, etc. Calor excessivo danifica o móvel e as partes internas, afetando o funcionamento normal.

6 horas

Mas, na realidade, nem nesses casos tanto tempo de estudo diário é necessário, desde que a rotina seja bem organizada. A maioria dos pianistas afirma que uma média de 5 a 6 horas de estudo é suficiente para formar um virtuose.

O tempo que se leva para aprender a tocar uma música é uma dúvida bastante frequente entre aqueles que querem aprender a tocar um instrumento. Posso afirmar que alguns alunos levam 6 meses para tocar o que outros levam um ano.

Depois de comprar o seu piano, você geralmente não pensa nos fatores que vão fazê-lo desafinar: a umidade, as variações de temperatura, os deslocamentos, o tempo (este instrumento musical desafina rapidamente, é preciso afiná-lo pelo menos uma vez por ano).

Porque é que o piano é tão caro? Um piano de cauda pode ter mais 12.000 partes individuais. Algumas destas peças são de grandes dimensões e implicam materiais dispendiosos como madeiras específicas e metal de grande qualidade. Como é um instrumento acústico, exige madeira de qualidade em grandes quantidades.

Conheça o piano mais caro do mundo, produzido artesanalmente pela Kuhn-Bösendorfer. Você também pode ter um desses em sua sala, pela quantia estimada entre 1 e 3 milhões de dólares.

A arte de afinar pianos nada tem a ver com a de tocá-los. O afinador é um exímio conhecedor dos sons e das engrenagens, mas raramente sabe harmonizá-los em canções. Armando até arranha algumas notas, mas, apesar das mãos graúdas e dos dedos longos típicos de concertistas, não é essa a sua vocação.

Embora não exista necessidade de alterar o sistema de afinação de um piano digital no uso cotidiano, o músico pode querer adaptar o instrumento a obras de diferentes períodos ou utilizar sonoridades mais exóticas.

Sabão de coco, detergente neutro, leite e creme dental também podem ser usados contra manchas mais resistentes à água pura. Vale também lembrar que água com vinagre ajuda a clarear as teclas amareladas. Outra dica é passar um pincel limpo e seco entre as teclas.

Transportar um piano vertical deitado ou de lado não deve causar nenhum dano ao instrumento. No entanto, aconselha-se que o piano seja manuseado com extremo cuidado e que evite armazená-lo nesta posição por longos períodos.

O custo do conserto de instrumentos musicais depende muito do defeito do objeto. Serviços de reparos mais básicos, custam em torno de R$100,00 e R$280,00, podendo incluir limpeza e revisão.