Porque os polos iguais se repelem?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os polos do ímã são regidos por leis de atração e de repulsão. Polos magnéticos iguais de dois ímãs se afastam devido a uma força de repulsão. Polos opostos se atraem, por causa de uma força de atração.

As propriedades básicas observadas em materiais magnéticos são explicadas pela existência de dois polos diferentes no material. A esses polos se dão os nomes de polo norte e sul. Polos de mesmo tipo se repelem e polos de tipos opostos se atraem. A esta configuração de dois polos dá-se o nome de "dipolo magnético".

Os polos magnéticos não podem ser separados. Ao contrário dos polos elétricos que se separam, os polos magnéticos estão sempre presentes no mesmo corpo. Os polos de naturezas opostas se atraem, já os polos iguais se repelem. O material que melhor representa o magnetismo é o ímã.

Como polos de nomes diferentes se atraem, concluímos que o polo norte da agulha da bússola está sendo atraída pelo polo sul da Terra. Então o polo sul magnético coincide com o polo norte geográfico e o polo norte magnético coincide com o polo sul geográfico.

Além disso, um ímã é capaz de transmitir ao ferro a capacidade de atração magnética. Outra propriedade muito importante dos ímãs é a atração ou repulsão entre os polos. Os polos de mesma natureza (norte-norte e sul-sul) se repelem, enquanto que os polos de naturezas diferentes (norte-sul) se atraem.

No caso, a ideia era que a inversão dos polos magnéticos da Terra estaria causando o aquecimento global e outros eventos climáticos preocupantes. Mas cientistas consultados pela National Geographic alertam que não há nenhuma evidência de que esse seja o caso.

Ao aproximar os polos magnéticos de dois imãs, podemos verificar duas situações: repulsão, se os polos aproximados são iguais; ou atração, se são polos diferentes.

A inseparabilidade dos polos magnéticos é uma propriedade que indica a impossibilidade de separar os polos magnéticos de um ímã. Ou seja, toda vez que um ímã for dividido serão obtidos novos polos. Isso significa que qualquer novo pedaço formará um novo ímã e continuará sendo um dipolo magnético.

Se um ímã se mover livremente, um de seus polos se alinhará com o polo norte geográfico terrestre, esse é o polo norte do ímã, e o outro polo se alinhará com o polo sul geográfico, sendo assim denominado polo sul do ímã. É por esse motivo que os polos são denominados de polo norte ou polo sul.

A agulha imantada de uma bússola aponta para o norte geográfico, pois o campo magnético gerado pela agulha alinha-se ao campo magnético terrestre. A Terra é um ímã gigante, portanto, produz campo magnético.

Um Imã só perde sua força magnética quando exposto por períodos longos a fios de alta tensão, geradores de solda e temperaturas altas. Fora isso seu magnetismo pode durar anos.