Porque o símbolo do Corinthians é uma âncora?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 7 votos

Assim permaneceu por anos, até que, a partir de 1926, o ex-ponta-direita Francisco Rebolo Gonsales, foi incrementando o distintivo com os remos, a boia e a âncora, em referência aos esportes aquáticos que eram praticados no Parque São Jorge.

1939 – A âncora, os remos e a boia surgiram a partir de 1926, quando o clube comprou o terreno onde foi erguido o Parque São Jorge, como alusão aos esportes aquáticos. O distintivo passou a ter leitura e significado, mas apenas integrou as camisas em 1939.

Se voce olhar bem direito o distintivo do Corinthians, vai descobrir dois remos e uma âncora. A âncora é o símbolo da esperança. Os remos somos nós, os torcedores corinthianos. Porque o torcedor corinthiano não tem pressa.

Os escudos seguintes do Corinthians
O segundo símbolo do Corinthians, em 1914, remete a um C pendurado no P, como se fosse uma ferradura, em referência ao campo para criar cavalos em que o time treinava.

Para fazer uma homenagem aos campeões, foi colocada uma estrela no símbolo. Depois de oito anos, os bicampeões foram agraciados com a segunda estrela. Com mais um título no próximo ano, veio a terceira.

Para que serve a âncora do navio? Essa é uma palavra náutica que indica uma peça geralmente de ferro presa em um cabo ou corrente, que serve para imobilizar uma embarcação flutuante, ou seja, usada para manter a embarcação marítima ou fluvial, parada e firme quando há necessidade.

Em náutica, a âncora é um instrumento para prender o barco ao fundo do mar, em um porto ou em uma enseada, e impedir sua movimentação horizontal. Deve ser forte o suficiente para mantê-lo fundeado e fácil de ser içada assim que o navio precisar seguir seu curso.

O motivo do Gavião se tornar um símbolo do Corinthians
Segundo o pesquisador do Corinthians Fernando Wanner, a escolha desse animal como símbolo do time deu-se pelo fato dessa ave ser muito comum no campus da USP (Universidade de São Paulo), onde estudava boa parte dos torcedores que fundaram o grupo.

Em 1916, feito pelo litógrafo Hermógenes Barbuy, irmão do ídolo Amilcar Barbuy, o escudo recebeu um novo formato, mais desenhado e medieval.

O Corinthians apresentou nesta segunda-feira sua nova camisa 3. Ela homenageia o piloto Ayrton Senna, que era corintiano, e faz referência às cores da Lotus, que foi a 2ª equipe do tricampeão mundial, depois da Toleman. As 41 linhas douradas representam as 41 vitórias de Senna na Fórmula 1.

O Gavião é o animal representante do time do Corinthians, ganhando fama por causa de sua torcida organizada mais conhecida atualmente por “Gaviões da Fiel”, mas lembrando de que essa ave é apenas um símbolo adotado pela torcida, pois já possui um mascote oficial desde 1929, que é o Mosqueteiro.

Descrição do produto
O espírito de luta e a valentia do Timão, que são sempre muito presentes, fez com que o Mosqueteiro se tornasse o mascote oficial do clube até hoje. Agora no tamanho ideal, perfeito para presentear e colecionar.

Para a revista, o escudo mais bonito do futebol brasileiro é da Chapecoense, que recentemente foi campeã da Serie B em uma baita disputa com o América MG.