Porque o Halloween não existe no Brasil?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O Halloween só é internacionalmente conhecido, pois é uma festa que se popularizou nos Estados Unidos e acabou sendo exportada para outros países, assim como muita coisa da cultura norte-americana. A festa chegou aos EUA só em meados do século XIX, quando houve uma grande migração de irlandeses para lá.

Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé. No primeiro olhar, entendemos que os princípios do Halloween não têm nenhuma sintonia como prática de fé e religiosidade, portanto são incompatíveis com a nossa confessionalidade.

O Halloween acontece durante o outono do Hemisfério Norte, em países como Estados Unidos, Canadá e todos os europeus. Nestes lugares, as pessoas costumam decorar as suas casas por dentro e por fora com a temática, incluindo teias de aranha, zumbis, vampiros, múmias, tumbas, imitação de sangue, etc.

Halloween no Brasil
Aqui, esse dia é conhecido como Dia das Bruxas e também é marcado por festas nas quais as pessoas fantasiam-se de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

dia 31 de outubro

Publicado em 5 de setembro de 2023 às, 17h09. Última atualização em 5 de setembro de 2023 às, 17h19. No dia 31 de outubro acontece o Halloween, uma das festas mas tradicionais nos Estados Unidos e que ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos.

Em um artigo intitulado "As perigosas mensagens do Halloween", o jornal oficial do Vaticano, "L'Osservatore Romano", citou o perito litúrgico Joan Maria Canals, que disse que "o Dia das Bruxas é uma corrente do ocultismo e completamente anticristão".

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.

Considerava-se que nesse dia desaparecia a fronteira entre o mundo visível dos homens e o mundo invisível dos espíritos.

Origem do Halloween
Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro.

Geralmente o Halloween é mais difundido em países anglo-saxões. Os países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o Dia dos Mortos. Veremos, a seguir, como a Espanha, a Irlanda, o México e a Tailândia mantêm suas tradições em suas próprias celebrações do vínculo entre a vida e a morte. Não pare agora...

Uma das principais diferenças está na simbologia, as pessoas que celebram o Día de Los Muertos usam máscaras de caveira, chamadas calacas e crânios de açucar são dados como presentes. Já os símbolos do Halloween incluem abóboras e várias menções a literatura de terror, incluindo vampiros, fantasmas e múmias.

O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.