Porque o governo cancelou o empréstimo do Auxílio Brasil?

Perguntado por: lcamilo9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

"E a outra razão é que de fato os juros para essa modalidade consignada é um juros muito alto, então nós estamos também suspendendo para reavaliar essa questão dos juros e ver as possibilidades que existem para tentar baixar esses juros", acrescentou.

A Caixa Econômica Federal decidiu encerrar de forma definitiva a oferta de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil –programa que voltará a se chamar Bolsa Família. Novas concessões de empréstimo estavam suspensas desde janeiro enquanto a modalidade passava por revisão.

Informamos que novas contratações do empréstimo Consignado Auxílio Brasil estão suspensas. As parcelas dos contratos realizados anteriormente são debitadas automaticamente do benefício, antes do benefício ser depositado em sua conta.

Bancos suspendem consignado do INSS após governo reduzir taxas de juros.

O que pode gerar o cancelamento do empréstimo é a suspensão do seu benefício. A suspensão do Auxílio Brasil só ocorre quando o cidadão favorecido não está mais dentro das normas de elegibilidade. A verificação dos dados cadastrados ocorrem mensalmente, com base nas informações do CadÚnico.

Em nota, o banco estatal informou que a contratação estava suspensa e que a linha de crédito passaria por uma revisão completa de parâmetros e critérios. Em março, com a sanção da lei que substituiu o Auxílio Brasil pelo Bolsa Família, a contratação de empréstimo consignado pelos beneficiários ficou proibida.

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta sexta-feira (24), a suspensão definitiva do empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família. Segundo a Caixa, “os estudos técnicos sobre o Consignado Auxílio foram concluídos e o banco decidiu retirar o produto de seu portfólio”.

Esses dez bancos somados representam 70% do volume total de empréstimos concedidos aos aposentados. A redução entrou em vigor hoje. Eis a relação dos bancos que suspenderam o consignado, numa decisão individual de cada instituição: BMG, Pan, Mercantil, Daycoval, Facta, Olé, Itaú, C6 e Bradesco.

Sim. Você pode fazer várias operações de empréstimo até a soma das prestações alcançar o limite de 40% do valor do seu benefício. Mas lembre-se que esse valor vai sair todo mês do seu benefício, pelo período que você escolheu para pagar.

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta sexta-feira, 13 de janeiro de 2022, que não vai mais liberar empréstimo consignado do Auxílio Brasil, benefício que voltou a se chamar Bolsa Família agora no governo do presidente Lula (PT). Segundo o banco estatal, essa linha de crédito está suspensa.

A modalidade de empréstimo consignado para beneficiários do Programa Auxílio Brasil está disponível a partir desta terça-feira (27). As regras estão em uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

“A suspensão dos pagamentos dos consignados por 180 dias neste período pós-pandemia, daria um fôlego àqueles que contraíram empréstimos, permitindo que eles se reestruturem financeiramente e se recuperem dos impactos causados pela crise”, justifica o parlamentar.

Para que os beneficiários do Auxílio Brasil possam contratar o empréstimo é preciso que o benefício esteja caracterizado como elegível pela Dataprev. Porém, o Ministério da Cidadania ainda divulgou as regras para definir quais serão os benefícios elegíveis para contratação.

Recebo Auxílio Brasil/Bolsa Família, fiz o cancelamento do meu cadastro e meu benefício foi cancelado. Posso voltar a receber o benefício? Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema. Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é aguardado pelos beneficiários e a novidade é que os participantes do programa que estejam negativados também poderão fazer a contratação do crédito, uma vez que não há nenhum impedimento previsto na lei.

Como saber se cadastro foi cancelado? Quem teve o benefício cancelado é informado por meio de mensagem no extrato bancário, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.