Porque o Brasil foi escolhido para sediar a Copa de 2014?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O Brasil recebeu o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 graças a um rodízio de continentes, instituído na época em que a África do Sul teve a chance de organizar a Copa de 2010.

De acordo com a FIFA, a escolha pautou-se na estrutura da cidade e na capacidade de receber turistas, mas a imprensa apontou que a política também foi um dos fatores.

Brasil

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, anuncia em Zurique (Suíça) que a Copa do Mundo Fifa de 2014 será realizada no Brasil. Cinquenta e sete anos depois, o país volta a ser o país-sede do torneio.

O sistema evoluiu a ponto de que o país-sede é escolhido por voto pelo Comitê Executivo da FIFA através de um exaustivo sistema de votação. A sede é eleita sete anos antes do respectivo torneio, apesar de que a sede da edição de 2022 foi eleita juntamente com a sede da edição de 2018.

Em 2014, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, que pela segunda vez recebeu o torneio. Por último, a Copa de 2018 foi na Rússia. A próxima Copa será no Catar, em 2022.

Significado de sediar
Oferecer como sede a; ser selecionado como local para abrigar uma organização, empresa, evento etc.; acolher: o Brasil sediará as próximas olimpíadas. Etimologia (origem da palavra sediar).

No caso do Brasil, seleção nacional que detém o maior número de mundiais, isso aconteceu cinco vezes. Na primeira delas, em 1958, após vencerem a Copa na Suécia, os atletas foram ao então presidente, Juscelino Kubitschek, no palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

O treinador foi Luiz Felipe Scolari e o capitão Thiago Silva. A participação ficou marcada pela derrota de 7 a 1 contra a Alemanha. O Brasil terminou na quarta colocação.

Quem ganhou a Copa do Mundo de 2014 foi a Alemanha. A final foi contra a Argentina, de Lionel Messi e cia, e foi definida apenas nos minutos finais. Após empate de 0 a 0 no tempo normal, a seleção alemã venceu por 1 a 0 na prorrogação e se sagrou tetracampeã mundial na edição disputada no Brasil.

Já em 2014 a eliminação foi na semifinal, em pleno Brasil, mas o maior vexame de todos os tempos: derrota para a Alemanha por 7 a 1. Na Copa do Qatar, o Brasil foi derrotado por Camarões, por 1 a 0, e, apesar de estar com o time reserva, o resultado foi considerado um grande vexame.

De acordo com Ricardo Gomyde, do Ministério do Esporte, a Copa do Mundo vai gerar benefícios econômicos de R$ 47 bilhões para o Brasil. O número diz respeito a impactos diretos no turismo, infraestrutura, geração de empregos, consumo e arrecadação de tributos.

Desde a estreia da competição, cinco países sediaram o evento mais de uma vez: México, Itália, França, Brasil e Alemanha.

Sede de duas Copas do Mundo (1950 e 2014) masculinas, o Brasil é a única seleção a participar de todas as edições do evento e a maior vencedora da competição, com cinco títulos, todos fora de casa.