Porque Moisés morreu antes de entrar na Terra Prometida?

Perguntado por: dcalixto4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.

Os dez mandamentos: Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho. Confira o resumo da semana | Viver: Diario de Pernambuco.

Monte Nebo, Jordânia

Sede: nova contenda com Moisés, ele recorre novamente a Deus. Pecado de Moisés: Deus diz a Moisés para "falar" à rocha, porém já bastante irritado com o povo, Moisés age por conta própria e fere duas vezes a rocha. As águas são chamadas Meribá, por causa da contenda do povo com Deus.

Moisés não entrou na Terra Prometida porque num momento de impaciência ele não tomou a Palavra de Deus de forma apropriada. Consequentemente, ele falhou em reconhecer a santidade e a glória de Deus diante do povo.

Se Moisés tivesse deixado de cumprir corretamente o mandamento do Senhor e não tivesse sido punido, aquele povo de coração endurecido poderia ter uma desculpa para seus próprios pecados numa questão muito mais importante, dizendo que viram Moisés descumprir um mandamento do Senhor e não ser punido por isso.

Porquanto não perseveraram em seguir-me; exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor. Todos os outros que tinham menos de 20 anos,entraram na terra prometida. A exceção foi Josué, Calebe e os levitas. É um equívoco achar que foram só duas pessoas!

Morte de Moisés
Moisés morreu antes de atravessar as fronteiras do solo prometido, tinha cento e vinte anos. Foi sepultado no vale, na terra de Moab, na frente de Bet-Fegor. “Os israelitas choraram por Moisés, nas estepes de Moab, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés” (Dt 34, 8).

Após apresentar Josué como sucessor, Moisés morre no alto da montanha - A Bíblia - RecordTV - R7 A Bíblia.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

O propósito por trás do nome
Canaã é o nome da Terra Prometida que Deus preparou para o Seu povo escolhido. Em Êxodo 33:1, Deus ordena a Moisés para sair do lugar onde estava e conduzir o povo em direção à terra que havia jurado a Abraão, Isaque e Jacó.

Três tentações que procuram degradar, destruir e tirar a alegria e o frescor do Evangelho; que nos fecham num círculo de destruição e pecado.

Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

A passagem pelo deserto demoraria apenas 40 dias, mas foram necessários 40 anos para que Deus moldasse aquele povo, acostumado às religiosidades e tradições egípcias. Deus teve paciência em ensinar, mas o povo, com pressa em equivocar-se e reclamar.

Calebe é um grande exemplo para nós de espera vitoriosa. Ele recebeu a promessa de que pisaria na Terra Prometida (Canaã), quando tinha 40 anos. Calebe e Josué foram os únicos espias que acreditaram que aquela terra pudesse ser conquistada - uma terra habitada por homens gigantes e bem armados.