Porque meu PIS não caiu na minha conta da Caixa?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 11 de julho de 2023
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É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.

Neste caso, a pessoa tem como: - Entrar em contato com o RH e administração da respectiva companhia para verificar se os dados foram enviados da forma correta; - Contactar o Ministério do Trabalho pelo número 158, ou pelo e-mail trabalho.sigladoestado@mte.gov.br; - Buscar a agência da Caixa para constatar se não ...

O trabalhador deve conferir se está dentro das regras para receber o abono Pis e mesmo tendo conta corrente ou poupança na Caixa precisa verificar se o valor não foi depositado no Caixa Tem. Dúvidas podem ser sanadas nas agências da Caixa ou pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho.

Para isso, o cidadão pode consultar os aplicativos da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador). No primeiro, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

Os trabalhadores que desejam consultar a data de recebimento do benefício e o valor a que tem direito podem utilizar o app Caixa Tem. Para consultar o PIS/PASEP pelo aplicativo basta inserir o CPF e senha cadastrada na Caixa e clicar na aba Abono Salarial.

Quem tem conta na Caixa recebe o abono Pis antecipado? Mesmo que possua conta corrente ou poupança na Caixa, o trabalhador receberá o abono Pis no Caixa Tem na data prevista no calendário. Caso não possua nenhum tipo de conta, a Caixa fará a abertura automática da poupança digital.

A consulta de recebimento do PIS pode ser feita através dos meios:

  1. App Carteira de Trabalho Digital;
  2. App Caixa Tem;
  3. Portal Meu INSS;
  4. Atendimento Caixa ao Cidadão → número 0800 726 0207.

O Abono Salarial estará disponível na sua conta corrente ou poupança.

Como sacar a cota do PIS/Pasep
Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.

No caso do PIS (setor privado), o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal, enquanto no Pasep (servidores), é feito pelo Banco do Brasil. Para os trabalhadores do setor privado, o pagamento prioritariamente ocorre em conta corrente ou poupança na Caixa.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o pagamento do PIS é feito de forma automática na conta dos trabalhadores. Até as 9h da manhã desta quinta-feira (15), todos os trabalhadores devem estar com os valores disponíveis em suas contas.

Em 2021, o PIS (Programa de Integração Social) não foi pago para os trabalhadores. Isso significa que as pessoas com valores a receber pelo ano-base 2020, receberão o pagamento apenas em 2022. Já os trabalhadores com ano-base 2021, receberão em 2023.

Que horas o Pis cai no Caixa Tem? Segundo a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados para os beneficiários nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã o trabalhador poderá ter o dinheiro depositado na conta. Assim, o horário em que o dinheiro cai no Caixa Tem pode ser diferente para cada beneficiário.

Como sacar PIS pelo crédito em conta CAIXA Tem
Se você possui conta individual da CAIXA, bem como movimentações nos meses anteriores ao de recebimento do PIS, é possível sacar o PIS pelo crédito em conta. O depósito do benefício deve ser automático, uma vez que você tenha direito a ele.