Porque eu tenho medo de falar com as pessoas?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A Fobia Social desenvolve-se com base nas experiências e aprendizagens do passado, principalmente na infância e adolescência. Os acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida de uma criança, como conflitos familiares, experiências de humilhação ou bullying podem estar na origem deste transtorno.

O que é fobia social? Quem sofre com a fobia social sente uma grande insegurança e é acometido por crises de ansiedade sempre que precisa ter contato com pessoas, até mesmo da própria família. Sente medo de ser julgado, ridicularizado, humilhado, enfim, ser atacado pelos outros.

O medo é algo comum no ser humano, porém existem alguns medos que nos paralisam e atrapalham nossa comunicação e socialização, como é o caso do medo de falar em público. O bom é que existem algumas técnicas para ajudar a lidar com esse medo. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Isso se deve a uma diversidade de fatores, como o crescimento das interações digitais, a ansiedade social e as pressões sociais. As amizades verdadeiras afastam esse sentimento, que não pode ser subestimado. Caso contrário, pode acarretar depressão, ansiedade e outras condições de saúde mental.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo. Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

Sintomas comportamentais da fobia social:
Medo de interagir com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque. Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade. Medo de demonstrar sintomas físicos (como rubor e voz trêmula) Receio em passar por constrangimentos.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

A preocupação por antecipação e o medo excessivos são sinais de fobia social grave. Costumam manifestar-se como uma ansiedade ou expectativa extrema, que faz com que se antecipe em várias horas (ou dias) absolutamente tudo o que pode acontecer, por exemplo, no caminho de casa até a escola ou o trabalho.

Como criar coragem para falar com ele

  1. Aproximação. Se vocês já são amigos ou conhecidos, é muito mais fácil encontrar brechas para falar sobre seus sentimentos. ...
  2. Zere suas expectativas. ...
  3. Vença seus medos. ...
  4. Ame-se incondicionalmente. ...
  5. Cuide da sua história de vida.

“O comportamento difere da pessoa que possui timidez situacional, crônica e proposital. Porém, em todas elas, é possível perceber a inibição e o desconforto ao relacionar-se com outros, que são as características mais comuns.

Por que sentimos medo de falar em público? A primeira coisa que nosso inconsciente pensa antes de começarmos a falar em público é: estamos ameaçados. E quando nos sentimos assim, surgem reações bioquímicas que acontecem naturalmente no nosso corpo, que servem para nos ajudar a sair da situação de ameaça.