Porque Dom Pedro 1 desistiu do trono?

Perguntado por: tluz . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 7 de abril de 1831.

Com a pressão gerada por esse conjunto de acontecimentos, Dom Pedro decidiu, em 7 de abril de 1831, abdicar do trono em favor de seu filho, nascido no Brasil, Pedro de Alcântara, que se tornaria o segundo imperador do país.

Como imperador do Brasil, Pedro I não deixou de ser, evidentemente, herdeiro de Portugal, ainda que a Constituição Brasileira de 1824 proibisse-o legalmente de tomar posse do reino onde nascera. Porém, com a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro, para evitar que seu irmão D.

Resposta verificada por especialistas
Dom Pedro II não podia governar o Brasil quando herdou o trono por ser muito jovem: ele tinha, na época, apenas cinco anos, de modo que, apesar do fato de que era o herdeiro legítimo ao trono que o seu pai havia abdicado, não havia condições de governar efetivamente.

Na madrugada do dia 7 de abril de 1831, não conseguindo contornar a crise, D. Pedro I apresentou o ato de abdicação do trono.

Dom Pedro I ou Pedro I do Brasil foi o primeiro Imperador do Brasil que governou durante o período de 1822 e 1831. Foi ele quem declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 e outorgou a primeira Constituição em 1824.

A Família Imperial do Brasil
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

O Imperador teve sete filhos com sua primeira esposa, mas dois morreram ainda muito novos. Em seu retorno a Portugal, apenas a filha mais velha, D. Maria da Glória (1819-1853) acompanhou o pai, ficando no Brasil, Pedro (D.

Estabilidade política: Durante o reinado de Dom Pedro II, o Brasil viveu um período de estabilidade política relativa, em comparação com outros países da América Latina. Isso contribuiu para a manutenção da monarquia, uma vez que não havia crises políticas ou revoluções significativas que ameaçassem o regime.

Pedro II foi a Guerra do Paraguai, conflito que se estendeu de 1864 a 1870, marcando o fim do auge do seu reinado e o início da sua decadência. A partir daí, a monarquia brasileira passou a ser questionada, o republicanismo começou a ganhar força, e a imagem de d. Pedro II iniciou seu desgaste.

Dona Maria Gabriela » Monarquia.