Porque Deus criou a amizade?

Perguntado por: dnogueira3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Deus criou a amizade porque ele sabia que, quando o amor machucasse, ela seria a cura. Deus criou a amizade porque ele sabia que, quando o amor machucasse, ela seria a cura.

Deus criou a amizade porque sabia que, quando o amor machucasse, ela seria a cura.

A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15, 15). Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo, e estender o seu amor aos outros.

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”.

Deus, na sabedoria, criou o amigo. nos compreenda, e nos estenda sempre a mão para ajudar.

Abraão

Abraão, o amigo de Deus – Gênesis 22.1 – 19
Que privilégio e que honra ser chamado por Deus de “amigo”! Todos gostam de ser amigos de pessoas ilustres e nobres. Mas, em toda a História da Humanidade, o único homem a quem Deus chamou de amigo foi Abraão.

O que significa ser amigo de Deus? Ser chamado de amigo de Deus significa estar nas boas graças de Deus. Jesus disse que havia entregado a verdade e o entendimento aos discípulos (João 15:15), e eles não apenas a aceitaram, mas também a abraçaram completamente.

Amizade verdadeira é aquela que existe entre pessoas, entre pessoas e animais, onde um pode confiar no outro acima de qualquer coisa. Amizade verdadeira é aquela que ambas as partes preocupam-se e zelam pela outra pessoa, independente da situação, do momento.

Ser amigo é aceitar o outro do jeito que ele é e respeitá-lo em suas escolhas. Vai muito além de concordar com tudo o que o amigo faz. Um amigo te resgata de um dia mais vazio, te impulsiona para frente. Um amigo divide com você os momentos bons assim como os ruins, tanto os seus quanto os dele.

Os amigos são aqueles que te ouvem e demonstram amor e afeto em qualquer situação. Isso é muito importante para a nossa saúde mental, nos ajudar a suportar a pressão, aliviando as tensões e nos fazer enxergar os melhores caminhos.

Parafraseando um pouco o Apóstolo Paulo, a “ [amizade] é sofredora e é benigna. [A amizade] não é invejosa, não busca seus interesses, não se irrita facilmente, não suspeita mal. [A amizade] nunca falha”. Como acontece com tudo o que é de valor na vida, é no lar que melhor satisfazemos nossa necessidade de ter amigos.

Judas

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição. Mas Jesus faz justamente isto.

Salmo 97

Qual é o salmo da amizade? De maneira geral, a leitura de salmos está relacionada a benefícios em todas as áreas. Mas cada tem costuma ser ligado a um tema. Esse é o caso do Salmo 97, indicado para manter as amizades fortes, com harmonia, fraternidade, entusiasmo e compreensão.

Ele chamou os seus discípulos e disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (Jo: 15, 15). Existem muitos que querem ser servos, porém o desejo maior de Jesus é ser nosso amigo.

4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do amundo é binimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes vós que em vão diz a escritura: O espírito que em nós habita tem desejo de inveja?

A única maneira de ser amigo de Deus é crer em Cristo. Ao crer em Cristo, o homem morre para o pecado e passa a viver para Deus.