Porque com ponto de interrogação?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 11 votos

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Ponto de interrogação é um sinal gráfico que indica dúvida. Ele é usado no fim de uma palavra, frase ou oração, quando o enunciador pretende fazer uma pergunta direta. O ponto de interrogação é usado para se expressar uma dúvida.

Quando usarporquê”? O “porquê” (junto e com acento) é um substantivo usado como sinônimo das palavras “razão” e “motivo”.

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas.

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

Substituição do “porque”
Pode ser substituído por palavras como “pois”, “como”, ou pelas expressões “para que”, “já que”, “visto que” e “uma vez que”. Confira.

Que se juntou, uniu, ligou; unido, ligado: pular com os pés juntos. Que está em contato com; colocado ao lado de; contíguo. Que se completa com outros; reunido: sempre estiveram juntos.

Frases interrogativas
As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final. Interrogativas diretas: Aceita um café? Escreveu o discurso?

Ponto de exclamação (!) é um sinal de pontuação usado para indicar algum tipo de sentimento, expressando diversos estados emocionais, como alegria, tristeza, medo, admiração ou surpresa.

Dica para não errar: substituir pelas expressões “por qual motivo?” ou “por qual razão?”. “Porquê” junto e com acento: é usado como substantivo e pode ser substituído pelos sinônimos “motivo” ou “razão”. Dica: é antecedido por artigos definidos (“o porquê” e “os porquês”) ou ainda por artigo indefinido (“um porquê”).

Escrito assim, separado e com acento circunflexo, o por quê deve ser empregado: - Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha (lembrando que essa forma conservará o sentido de por qual motivo/por qual razão): Viajar de ônibus, por quê? As passagens aéreas são mais baratas.

Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo. Geralmente é antecedida por artigo e tem sempre a ideia de “o motivo”, “a causa”. Ex.: Não sei o porquê de sua atitude hoje. Contaram a ela o porquê de sua revolta.

5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

A ordem mais comum é ?!, mas em algumas gramáticas também vemos !?. O critério para escolher entre essas opções depende do efeito que se espera expressar. Se nossa frase for majoritariamente INTERROGATIVA, podemos iniciar com interrogação e acrescentar uma exclamação para indicar admiração ou surpresa.