Porque carioca da gema e da clara?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

carioca da clara: carioca filho de pais, ou pai ou mãe, não cariocas. carioca da gema: pessoa nascida na Cidade do Rio de Janeiro, portanto carioca, filha de pai e mãe também cariocas.

Carioca da gema ou Carioca do coração? Popularmente, falamos que quem é nascido, criado e possui pai e mãe Cariocas, é considerado “Carioca da gema”. “Da gema” nesse sentido significa que, sendo o individuo oriundo de dois Cariocas, este já era carioca antes mesmo do seu nascimento.

Para se tornar um legítimo carioca da gema, o participante precisa acumular 25 respostas corretas em cada uma das quatro fases do game. Todo jogador começa na categoria “turista na cidade” e vai evoluindo para “morador descolado”, “explorador gente fina”, “carioca sagaz” e, finalmente, “carioca da gema”.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

O que é da gema: alguém que é nascido e criado em determinado local. - Exemplo: "Marcinho é paulistano da gema. Desde os avós dele que a família dele vive no centro de São Paulo."

pessoa nascida e criada na cidade do Rio de Janeiro. carioca antes mesmo de nascer. em outros lugares.

Carioca era quem nascia no estado da Guanabara e o "da gema" veio após a fusão em 1975, quando que os fluminenses, nascidos no antigo Estado do Rio de Janeiro, começaram a dizer que também eram cariocas.

Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, o então estado da Guanabara passou a integrar o atual estado do Rio de Janeiro. Oficialmente, optou-se por "fluminense" como gentílico oficial do novo estado, reduzindo-se o gentílico "carioca" a gentílico municipal.

Para ela, o "paulistano da gema" é uma espécie inexistente, devido à grande influência das gerações anteriores. "Uma pessoa nascida em São Paulo, filha de pais de outros locais, não pode ser considerada paulistana.

Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca. A sigla do Estado é RJ e a população é de aproximadamente 16,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense e quem nasce na cidade do Rio de janeiro é carioca. Nos restantes estados isso não ocorre. Pode é haver dois adjetivos gentílicos com o mesmo significado, como alagoano e alagoense, que indicam uma pessoa que nasce e vive no estado de Alagoas.

A diferença entre os termos fluminense (quem nasce no estado do Rio de Janeiro) e carioca (quem nasce na capital do Rio) é antiga. Ela existe porque o estado do Rio de Janeiro e a capital desse estado possuem o mesmo nome, diferenciando assim quem nasce na capital de quem nasce em outras cidades.

Como definiu o poeta Carlos Drummond de Andrade “ser mineiro é ser religioso e conservador, é cultivar as letras e artes, é ser poeta e literato, é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior, é ser gente”. Ser mineiro é bom demais!

Em geral o mineiro, mineiro mesmo, pode cumprimentar com uma expressão verbal do tipo “boa” ou “bão”.