Porque Ana já resolveu homenagear todas as Mães do mundo?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Depois que a mãe de Anna Jarvir faleceu, com o apoio de suas amigas nos EUA, Anna iniciou uma campanha a fim de demostrar a importância da figura materna na sociedade. Anna Jarvis deu continuidade ao trabalho de sua mãe e conseguiu fazer com que fosse reservado um dia em comemoração às mães.

As mães são os seres mais nobres e completos deste mundo. Há muitas coisas que devemos agradecer a essas mulheres valentes e abnegadas. Do mesmo modo, há muitas razões para homenagear as mães todos os dias de nossas vidas. As mães são mulheres que aprenderam como ninguém a dar tudo em troca de nada.

Essa data surgiu nos Estados Unidos como resultado da ação de Anna Jarvis, uma norte-americana que propôs a criação do Dia das Mães como uma forma de homenagear sua mãe, Ann Jarvis, uma metodista que dedicou sua vida à realização de obras de caridade, principalmente, durante a Guerra Civil Americana.

O Dia das Mães é uma ocasião para demonstrar afeto e apreço, mas também para refletir sobre o papel das mulheres na sociedade e lutar pela igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas.

Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido.

Dicas para celebrar o "Dia das Mães" na sua igreja

  1. 1) Café da manhã Preparar um lindo e gostoso café da manhã na igreja pode ser uma boa opção. ...
  2. 3) Homenagem cantada. Uma boa ideia pode ser também escolher louvores de gratidão para cantar para as mães nesse dia. ...
  3. 4) “Faça Você Mesmo” ...
  4. 5) Homenagens a algumas mães.

A primeira celebração do Dia das Mães aconteceu em 1908, com um memorial criado por Anna Jarvis em homenagem à Ann. A atuação da filha mobilizou outras pessoas e, em 1910, a comemoração foi oficializada em seu estado, a Virgínia Ocidental.

Essa comemoração foi oficialmente instituída no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas, em 1932, através dos esforços do movimento feminista brasileiro, e, seguindo a determinação americana, ficou decido que a data também seria celebrada aqui no segundo domingo de maio.

A escolha do lírio como presente no Dia das Mães carrega um significado de muito respeito pela figura materna. Isso porque essa flor está relacionada com a pureza, paz e felicidade. Além disso, o lírio também é o símbolo do amor eterno, harmonizando a nobreza da proteção e respeito.

A força de uma mãe não se mede pela capacidade mecânica de seu corpo, mas pelos músculos da alma. Elas carregam incertezas desde o útero, são o colo que segura seus filhos, sabem a importância da educação de suas crias e batalham dia e noite pelo sustento da família.

O trabalho prestado por Anna Jarvis fez com que um memorial a homenageasse em maio de 1908- data que ficou conhecida como o primeiro dia das mães. Feliz com a homenagem a sua mãe, Anna se engajou bastante para que ficasse fixado um data comemorativa nos EUA.

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado alguns anos mais tarde. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que cria a data.

Todos os anos, divulga-se a história de que o Dia Internacional da Mulher surgiu em homenagem a 129 operárias estadunidenses de uma fábrica têxtil que morreram carbonizadas, vítimas de um incêndio intencional no dia 8 de março de 1957, em Nova York.

Dia das Mães nos Estados Unidos
No Mother's Day, as mães já começam a receber um mimo ao acordar, com o café da manhã na cama. Um brunch também é comum, assim como um almoço com a família em um lugar legal.

Mãe ocupa um lugar único. É lar, abraço, sorriso, território de amor. Pode ser a mãe que gerou o filho, a adotiva que aprendeu a amar ou até aquela que nem é mãe ainda, mas tem um desejo imenso de ocupar esse papel e espera o tempo certo pra esse milagre acontecer.

“Mãe é uma palavra tão pequena, mas com um significado infinito, que quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Gerar um ser. Acolher, nutrir e embalar.