Porque a alfândega demora tanto?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Alguns fatores que podem levar à demora desse processo, são a falta de documentação adequada, suspeita de fraude ou contrabando, a necessidade de vistorias técnicas ou o excesso de volume de mercadorias que estão sendo importadas.

de 5 a 7 dias úteis

Mais de 10 dias para fiscalizar uma encomenda sendo que o prazo de fiscalização aduaneira normalmente é de 5 a 7 dias úteis.

Acesse o site dos correios. Role a tela para baixo e insira o código no campo 'acompanhe seu objeto'. Caso a 'fiscalização aduaneira' tenha sido finalizada e esteja em trânsito, sua compra não foi taxada. Mas se a informação 'aguardando pagamento' aparecer, a taxa deve ser paga.

Resposta da empresa
Os objetos da modalidade Encomenda PAC têm prazos mais dilatados e por isso mesmo, as atualizações do sistema de rastreamento podem demorar a ocorrer. O prazo previsto para entrega do objeto é o Dia da Postagem + 14 dias úteis. Ou seja, o prazo para entrega do objeto é até o dia 27/02/2023.

Como encomendas internacionais são processadas
A encomenda é processada pela Receita Federal ainda em Curitiba, onde o fisco pode ou não liberar o pacote, com ou sem tributação. Depois, o objeto pode levar de 12 a 40 dias úteis para chegar até a residência do comprador, dependendo da modalidade de envio.

Como acelerar o processo de despacho aduaneiro?

  1. Emita as documentações no prazo;
  2. Verifique a logística para receber o produto no Brasil;
  3. Confira se você está devidamente habilitado no RADAR;
  4. Certifique-se sobre a anuência da LI das mercadorias;
  5. Conte com uma ferramenta para ter total visibilidade dos seus embarques.

Produtos tecnológicos: celulares, notebooks, vídeo games, monitores, e outros itens como esses quase sempre são taxados por terem valores altos.

O imposto de importação se aplica a qualquer produto?

  • Livros, revistas, jornais e afins, além do papel destinado a produzi-los;
  • Medicamentos destinados a pessoa física, mediante comprovação por receita médica;
  • Amostras de tecidos e materiais ou escalas de cor, sem valor comercial;

Quando o comprador não paga a taxa de importação, isso é considerado abandono de mercadoria. Neste caso, o produto é enviado para o país de origem ou passa a ser um produto da União, que vai decidir o que acontece com a mercadoria, que pode ser destruída; doada; leiloada; ou incorporada ao patrimônio público.

Esse processo pode levar alguns dias ou até mesmo semanas, dependendo do volume de mercadorias que estão sendo importadas e da complexidade das normas aplicáveis.