Quanto tempo fica na fiscalização aduaneira Shein?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Caso o objeto tenha sido tributado, o cliente possui até 30 dias para efetivar o pagamento do tributo. Se o pagamento não for efetivado, o objeto será devolvido ao remetente.

Após solicitar o reembolso, ele poderá ser feito em até 24h na carteira Shein ou pelo método original de pagamento, como conta bancária ou cartão de crédito, com prazo de 2 a 15 dias úteis.

Se a mensagem indicada for "fiscalização aduaneira finalizada", o pacote não foi tributado. Se for o caso, um botão ao lado levará à página de cobrança do imposto. O consumidor poderá escolher: Efetuar o pagamento do imposto por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

O valor mínimo para não ser taxado na Shein é abaixo de USD 50, incluindo o frete. Em geral, essa regra só era aplicada para pacotes enviados de pessoa física para pessoa física. No entanto, a partir de agosto de 2023, ela também será aplicada para compras enviadas de empresas para consumidores pessoa física.

Compras abaixo de US$ 50 na Shein estarão isentas de taxa de importação, mas sofrerão uma cobrança de 17% de ICSM; saiba mais sobre as novas regras para importados e o que fazer se você for taxado.

Isso já faz mais de 10 dias, até o momento não houve nenhuma atualização da encomenda. Mais de 10 dias para fiscalizar uma encomenda sendo que o prazo de fiscalização aduaneira normalmente é de 5 a 7 dias úteis.

O CEINT (Centro Internacional de Curitiba) acolhe todos os dias cerca de 300 000 encomendas por dia, o que explica que apesar de o pagamento da Cobrança de Despacho total, o frete pode levar um certo tempo antes de ser despachado (a entrega pode levar de 12 a 40 dias úteis).

Caso a 'fiscalização aduaneira' tenha sido finalizada e esteja em trânsito, sua compra não foi taxada. Mas se a informação 'aguardando pagamento' aparecer, a taxa deve ser paga. Você também pode se recusar a pagar a taxa, basta informar aos correios por meio do site.

Caso você tenha feito uma compra online e queira descobrir se foi taxado, saiba que o procedimento é bem fácil. Basta acessar o site dos Correios. Afinal, caso a compra que foi realizada tenha sido taxada, o cliente recebe uma atualização informando o custo e que é preciso efetuar o pagamento da taxa.

Já pelo aplicativo da Shein, o usuário deve entrar em seu perfil, acessar o ícone “Suporte” e depois avançar para “Serviço ao Cliente”. Haverá uma seção de “Rastreamento e Entrega”, com a opção “Alfândega”. Na sequência, um chat será aberto com instruções para o reembolso.

Na carteira, o prazo é de 24h, enquanto nos demais pode levar de 2 a 15 dias úteis. Caso você não queira pagar a taxa, é possível pedir o reembolso da compra. É só entrar na sua conta da Shein, ir em "Meus Pedidos" e clicar em "Devolver Item".

Nesta terça, dia 1º de agosto, começa a valer a nova regra sobre o imposto de importação aplicado em compras internacionais de plataformas de comércio eletrônico como Shein, Amazon, Shopee e Ali Express.

Agora, se o seu pedido estiver como “Fiscalização aduaneira finalizada” e com objeto em trânsito, significa que o produto não foi taxado e logo estará no destino de entrega.

Qual o valor para não ser taxado em compras internacionais? Só estão isentas compras online internacionais abaixo de 50 dólares feitas de pessoa física para pessoa física.