Porque 64 bits é melhor que 32 bits?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Em termos práticos, a principal diferença entre 32 e 64 bits está no poder de processar uma quantidade maior de dados. Usualmente, processadores com 32 bits costumam ser mais antigos e mais lentos — e, como consequência, menos seguros. Já os processadores de 64 bits são mais novos, rápidos e seguros.

Nesses casos, como o sistema operacional de 64 bits pode lidar com grandes quantidades de memória de maneira mais eficiente do que um sistema operacional de 32 bits, o sistema de 64 bits pode responder melhor ao executar vários programas ao mesmo tempo e alternar entre eles com frequência.

Você deve instalar o Windows de 64 bits se o seu processador tiver essa característica. Provavelmente terá, pois CPUs de 32 bits são cada vez mais raras no mercado. Entre outras vantagens, versões de 64 bits têm maior capacidade de endereçamento de memória, o que faz o sistema suportar mais de 4 GB de RAM.

No entanto, se o usuário utiliza programas que exigem um maior poder de processamento, como o AutoCAD, Photoshop, editores de vídeos e imagens, recomenda-se o uso de um sistema compatível com a arquitetura de 64 bits.

O que muda? Basicamente, a diferença entre as versões 32 e 64 bits do Windows é a capacidade de processamento que cada uma delas suporta. O Windows 64 é capaz de gerenciar quantidades grandes de memória RAM de maneira mais eficiente do que o Windows 32.

1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)

O 32 bits, mesmo que reconhecendo 3.25 GB ou até uns 3.50, ele tende a ser mais leve por carregar recursos de uma maneira a utilizar menos dos recursos de máquina.

O Windows64 consome mais memória para cada processo isolado, mas a gerencia bem melhor e de modo otimizado quando há RAM suficiente, ou seja, com 4 GB em diante. Para jogos e aplicações pesadas de vídeo e imagem, o bom gerenciamento de memória é fundamental para performance.

E as desvantagens dos 64 bits? Mesmo que a maioria dos aplicativos funcionem sem problemas em um sistema de 64 bits, alguns são incompatíveis. Os mais antigos, como os de 16 bits (quase todos os que funcionavam no Windows 3.1 e alguns do Windows 95), não podem ser executados no Windows 64-bit.

Se o computador tiver no mínimo 4 GB de memória RAM, daí é recomendável usar o Windows 64-bits.

A arquitetura é chamada x86 porque os primeiros processadores desta família eram identificados somente por números terminados com a sequência "86": o 8086, o 80186, o 80286, o 80386 e o 80486.

Windows 11: versão modificada roda com apenas 2 GB de RAM.

Posso mudar uma versão de 32 bits para 64 bits? Se você estiver executando a versão de 32 bits do Windows 10/8/7, pode atualizar para a versão de 64 bits e nenhuma nova licença será necessária. No entanto, você deve garantir que o processador seja compatível e que a memória seja suficiente.

Seja como for, é esse VAS que também limita o sistema operacional, porque o Windows se vê obrigado a reservar apenas 4 GB de endereços para todos os componentes. Assim, se forem instalados 4 GB de memória RAM, o sistema não conseguirá utilizá-los, pois deve reservar parte do VAS para outros itens de hardware.

32 GB de RAM está se tornando incrivelmente popular entre os gamers, e o aumento de FPS em relação a 16 GB é provavelmente a principal razão. Com 32 GB você poderá ter jogos com gráficos aprimorados, enquanto pode fazer várias coisas em segundo plano como livestreaming, usar o Chrome, software do sistema ou Spotify.

Para a maioria dos jogadores casuais e usuários de computadores, 16GB de RAM é mais que suficiente, e 8GB de RAM provavelmente será suficiente para as necessidades diárias. A menos que você costuma executar vários aplicativos que usam muita memória de cada vez, portanto, 32GB de RAM é provavelmente um desperdício.