Por que Sara era estéril?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Tal ausência de feto é uma marca distintiva da esterilidade de Sara, matriarca ancestral de Israel. Dessa forma, ela inaugura a esterilidade humana. Podemos perceber que até então procriar era algo natural: conforme a ordem divina expressa em Gênesis 1.28 e 9.1, o homem devia frutificar, multiplicar e dominar a terra.

2) as matriarcas são estéreis para enaltecer as origens de Israel, cujos ancestrais são gerados com a intervenção divina.

Sara deu à luz um filho, Isaque, quando tinha 90 anos de idade. A Bíblia relata que Sara tinha sido estéril durante toda a sua vida, e que Deus lhe havia prometido um filho desde que ela e Abraão partiram para Canaã.

A esterilidade, principalmente no passado, era vista como uma maldição. Em todo o Antigo Testamento, mulheres inférteis eram consideras inferiores, pois não podiam procriar, sendo culpadas assim por “prejudicar o futuro da família”.

Com mais de 90 anos de idade, a personagem descobrirá a sua milagrosa gravidez no capítulo desta quinta, 27.

A esterilidade da Sara (Gn 11.29, 30)
“Abrão e Nacor se casaram: a mulher de Abrão chamava-se Sarai […] Ora, Sarai era estéril, não tinha filhos” (Gn 11.29, 30).

Assim, podemos dizer que um casal é infértil quando há diminuição das chances da gravidez, que podem ser auxiliadas por tratamentos de reprodução assistida, e que é estéril quando há impossibilidade de gerar filhos.

Aprendemos com Sara que Deus é fiel; ele promete e cumpre no tempo dele; em sua soberania, ele é confiável; por isso, podemos depender totalmente dele. Ele é Eterno: o Senhor do tempo. Então, mesmo que eu vacile, é possível recomeçar e ainda assim, usufruir as promessas de Deus.

Isaac

Isaac ou Isaque assim como descrito na Bíblia Hebraica, foi o único filho de Abraão com sua esposa Sara e foi o pai de Esaú e Jacó. Isaac foi um dos três patriarcas israelitas. Segundo o livro de Gênesis, Abraão tinha 100 anos quando Isaac nasceu e Sara já havia cessado o período fértil.

Nessa altura da vida, Sara, embora tivesse recebido uma promessa, ainda não havia gerado um filho a Abraão e, com a ansiedade e angústia que essa realidade a trazia, decide entregar sua serva Agar para se deitar com seu marido, a fim de começar a descendência de sua família.

As situações de infertilidade sempre estão rodeadas de conflitos entre as mulheres: Sara é infértil enquanto que Hagar engravida de Abraão (Gn16); Raquel tem ciúme de Lia, pois esta engravida dando descendência a Jacó (Gn 30); Ana é infértil e por isso, tem conflitos com Penina, a outra mulher de Elcana (1 Sm1).