Por que os adolescentes gostam de anime?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O anime, como qualquer outra forma de arte, pode influenciar o mundo interior e a psique de todas as pessoas, em especial dos mais novos. Assim como filmes, desenhos animados, livros, o anime evoca emoções, faz você ter empatia, provoca uma resposta em quem o assiste.

Porque, assim como a maior parte das formas de entretenimento, animes são um meio de escape da vida real. Pense nos filmes da Marvel por exemplo.

Anime não tem limite de idade, você pode assistir quando quiser.

Otaku é o termo usado para definir as pessoas que se interessam pela cultura pop japonesa, em especial os animes (desenhos animados) e mangás (histórias em quadrinhos), e que consomem produtos culturais japoneses.

Anime é o nome que se dá às animações japonesas, geralmente desenhadas à mão, e produzidas como séries. A maioria dos animes conta com um número extenso de episódios, mas sua duração é bem mais curta: são raros os casos nos quais um episódio passa dos trinta minutos.

Os animes são consumidos principalmente pelos otakus, que no ocidente convencionou-se chamar as pessoas que são fanáticas pela cultura pop japonesa. Entre os otakus também existem os cosplayers, fãs de determinado anime ou mangá que gostam de se caracterizar como alguns personagens das suas séries japonesas favoritas.

É normal ter interesse por personagens fictícios e até mesmo sentir empatia ou identificação com eles. No entanto, é importante lembrar que os personagens fictícios são justamente isso: fictícios. Eles não são reais e, portanto, não é possível ter um relacionamento verdadeiro e íntimo com eles.

Acredito que todos os animes em geral nos ensinam a ser mais perseverantes, a nunca desistir dos sonhos, de nossas metas e desejos. Que através do trabalho duro e persistência vamos longe.

O anime que gerou a grande influência dessa cultura aqui no Brasil foi o anime Cavaleiros dos Zodíacos, que foi exibido pela Rede Manchete na década de 90. Desde então, os animes vêm ganhando cada vez mais popularidade no país, tendo até eventos dedicados a sua divulgação.

Namakura Katana

Acredita-se que uma das animações, intitulada Namakura Katana (Uma Espada Obtusa), é a mais antiga animação japonesa já feita. O filme - uma comédia - conta a história de um guerreio samurai que é enganado ao comprar uma espada com as lâminas cegas.

Por definição, otaku é termo usado para definir quem é fãs de animes e mangás.

Entre inúmeras definições do que sejam os cosplayers, pode-se citar: "Fazer um cosplay não é somente vestir uma roupa, mas encarnar um personagem, seu jeito, suas poses, seu modo de falar, de se portar. Cosplay é se fantasiar do seu personagem favorito, seja ele de um animê videogame ou comic".

Um otaku é fã de anime, mangá ou romances gráficos e videogames japoneses. A informação é do artigo Se você faz isso, você é um otaku: reflexões sobre identidades constituídas a partir de objetos da cultura de massa japonesa, publicado em 2019 na revista Intersections in Communication.

No Japão, o termo refere-se a todas as formas de animação do mundo inteiro. Os dicionários de língua inglesa define anime como um "estilo de animação japonesa" ou como "um estilo de animação criado no Japão".