Por que o número Pi é infinito?

Perguntado por: imoreira5 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 10 votos

Pi é um número irracional, ou seja, ele tem infinitas casas decimais, que não formam uma dízima periódica. Sendo assim, não é possível escrevê-lo na forma de uma fração com numerador e denominador inteiros.

Pi é um número irracional. Não segue nenhum padrão e tem um número infinito de cifras”, explica Cilleruelo. E como um número irracional e eterno que é, Pi seria incalculável. Portanto, seria impossível saber seu valor exato.

O número Pi (π) é um número que representa o resultado da divisão entre o perímetro e o diâmetro de um círculo. É uma proporção numérica infinita, ou seja, sua sequência de números não tem fim. Por conta disso, o PI é classificado como um número irracional.

O número π é uma constante irracional positiva, utilizada principalmente na área da geometria plana e espacial, especialmente em figuras circulares, cilíndricas ou esféricas. Por ser uma dízima, o número de casas decimais são infinitas.

O número Pi é infinito. Por esse motivo, ele é representado com reticências no fim. No entanto, muitas vezes utiliza-se apenas a aproximação para 3,1416, ou 3,14, para facilitar os cálculos matemáticos. Importa referir que as calculadoras limitam o números de casas decimais, pois não cabem tantas casas nelas.

Essa data foi escolhida porque sua representação numérica no calendário norte-americano é 3/14, que seria uma referência ao 3,14 — os três primeiros dígitos do número de Pi.

Arquimedes

É atribuído a Arquimedes (287/ 212 A.C) o primeiro estudo científico sobre o valor de π, em sua obra A medida de um círculo, na qual ele conseguiu uma melhor aproximação para o valor desse número. Aproximando a circunferência a polígonos, Arquimedes encontrou a aproximação: 3,14085 < π < 3,142857.

Ele é escrito como 277232917-1 (mais de 23 milhões de dígitos). O pi (3,14…), por sua vez, tem casas decimais infinitas. O americano Ed Karrels, aficionado pelo número, já calculou 10 quatrilhões delas. Outro número imenso com nome próprio é o googolplex.

Nas palavras do matemático, é importante "calcular pi com uma precisão alta para que tecnologias modernas como o GPS funcionem". "Na criação de mapas, a maioria dos métodos utiliza pi como parte do cálculo", destaca o Conselho Nacional de Docentes da Matemática (NCTM, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

π = 3,14159… é o quociente do perímetro pelo diâmetro do círculo. O conceito remonta à antiguidade, mas a notação é recente.

O objetivo, público prioritário para atenção, eixos de atuação, atribuições das equipes técnicas e metodologia de atendimento às famílias estão regulados na Nota Técnica nº 03/2021 DAPPS/PIM. O valor financeiro anual correspondente ao componente de incentivo ao PIM será de R$25.712.

Por volta do séc. III a.C. o grande matemático grego Arquimedes começou por calcular o perímetro de dois hexágonos, um inscrito e outro circunscrito numa circunferência. Ao aumentar o número de lados do polígono, até chegar aos 96 lados, conseguiu uma aproximação para o valor do pi igual a .

O número π foi calculado com uma precisão de 62,8 trilhões de casas decimais! 1. Esse recorde mundial foi batido no dia 14/08/2021 pela Universidade de Ciências Aplicadas de Graubünden (Grisons em inglês, um cantão da Suiça).

O valor encontrado por Ahmes é 1% menor que o valor de pi com cinco casas decimais, 3,14159, mas para essa época foi considerado um resultado surpreendente. Diversos matemáticos da Antiguidade tentavam obter o valor aproximado de pi.

Como é um número irracional, ele é uma dízima não periódica e possui infinitas casas decimais, então é comum utilizarmos uma aproximação do valor de π para a resolução de problemas. Esse número é uma constante, e o seu valor é de aproximadamente 3,141592653..., mas a aproximação mais utilizada para o valor de π é 3,14.

Pi é o resultado da divisão do comprimento da circunferência pelo diâmetro dela. Para a resolução de cálculos, são usadas as aproximações com duas ou quatro casas (3,14 ou 3,1416), mas os estudiosos já conhecem mais de 5 bilhões de casas.