Por que o nome terço?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O Rosário é tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinquenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamadas de Terço.

Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte. Logo, foi chamado de terço. Em 2002, o então Papa São João Paulo II instituiu os mistérios luminosos, inserindo mais cinco dezenas.

O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”.

Uma forte tradição na Igreja diz que São Domingos de Gusmão, enviado pelo Papa Gregório IX (1227-1241), para converter os hereges cátaros na França, recebeu a visita de Nossa Senhora, que lhe apresentou o Rosário como a arma para a conversão dos hereges.

Crucifixo: No crucifixo faremos o Sinal da Cruz e rezamos o Credo. Contas Maiores: São as "bolinhas" maiores do Terço, onde normalmente rezaremos o Pai Nosso. Contas Menores: São as "bolinhas" menores, onde rezaremos Ave Maria. Medalha: Está no centro do Terço, onde rezaremos a oração Salve Rainha.

Ela surgiu em frente ao beato Alano de Rupe (1428-1475), também da ordem de São Domingos que, inspirado pela Mãe de Deus, criou as agrupações de 50 Ave-Marias, conhecidas como Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Acrescentou, também, o Pai-Nosso no início de cada dezena.

O Rosário se organizou tendo como referência os 150 salmos. A cada salmo, corresponde uma Ave-Maria, em série de dez. A cada dezena, intercalou-se um fato da vida de Jesus, um “mistério”. Assim, três séries de cinco mistérios (três terços) cobrem as 150 Ave-Marias, divididas em 15 dezenas.

O Rosário ou Terço deve ser rezado reverentemente, ou seja, rezá-lo, o quanto for possível, ajoelhado, com as mãos juntas com o Rosário entre elas.

Terço é um artefato católico criado para “contar” as orações. Cada bolinha representa uma “Ave Maria”, quando ela termina a oração, a pessoa passa para outra bolinha, iniciando uma nova oração até que se chegue a última bolinha, em que se reza um “Salve Rainha”. O terço é dividido em dezenas, são cinco ao todo.

A ação remete ao fato de devolvermos para Deus o que Dele veio. Rios e córregos carregam o mesmo simbolismo da terra, devolver para Deus o que Ele deu. Desta forma, também é uma maneira digna e respeitosa de descartar seu Terço ou Rosário.

O uso recorrente desse símbolo coloca o cristão sob a proteção do santo e assegura um poderoso auxílio contra o mal. Adquira já esse lindo terço de pulso com medalha de São Bento e expresse toda a sua fé e devoção.

Santa Matilde de Hackeborn

Ave Maria se tornou uma das orações mais famosas
Esta oração Mariana muito popular foi criada por Santa Matilde de Hackeborn, uma irmã beneditina que viveu entre 1240 e 1298.

Ela existe em todas as religiões, em todos os cultos, porque corresponde ao nosso modo humano de relacionamento com os outros e com Deus. No cristianismo, o costume de repetir a mesma invocação data desde os seus inícios. O próprio Jesus nos ensinou a insistir em nossa oração até sermos atendidos.

toda posição é válida. afinal é melhor rezar deitado do que não rezar. porém é recomendável.