Por que o gênero é uma construção social?

Perguntado por: emorais4 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Ou seja, gênero está vinculado a construções sociais, não a características naturais. O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.

A construção social é um processo pelo qual as pessoas criam, compartilham e disseminam significados, valores e normas em sua sociedade. É uma forma de compreensão e interpretação do mundo que é moldada pelas relações sociais e pelo contexto cultural em que as pessoas vivem.

Consiste no modo como determinado indivíduo se identifica na sociedade, com base no papel social do gênero e no sentimento individual de identidade da pessoa.

Quando afirmamos que algo é socialmente construído o que se quer evidenciar é que os seres humanos vivem imersos em padrões de conduta e comportamento criado por eles mesmos em suas relações cotidianas, que com sua padronização e sistematização em regras tácitas e explícitas, formam as instituições.

Gênero: Refere-se às relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais. O papel do homem e da mulher é constituído culturalmente e muda conforme a sociedade e o tempo.

Uma construção social é algo criado pela sociedade, por um grupo de pessoas e que tem certos valores. O sentido comum é o da construção de algo concreto, por exemplo uma mesa. Mas também há um sentido que vai além, como no caso da moeda. Para um grupo de pessoas, ela é mais que um pedaço de metal.

Entre os exemplos de construtos sociais estão o valor atribuído ao dinheiro, noções de identidade, padrões de beleza, casamento, normas sociais, conceitos de gênero, linguagem, raça, etnia, classe social, nacionalidade, religião e até mesmo a ideia de 'construto social' é, em si mesma, um construto social.

Definição. Papéis de gênero referem-se a um conjunto de padrões e expectativas de comportamentos que são aprendidos em sociedade correspondentes aos diferentes gêneros e que conformam as identidades dos indivíduos pertencentes a esses grupos.

Cada indivíduo encarna as relações sociais, configurando uma identidade pessoal, uma história de vida e um projeto de vida. Neste processo, o fato de se pertencer a um gênero ou outro, ser menino ou menina também conformam as referências iniciais no mundo.

gênero significa que homens e mulheres são produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos. Estudar o conceito de gênero oferece um olhar mais atento para determi- nados processos que consolidam diferenças de valor entre o masculino e o feminino e que geram desigualdades.

Os papéis de gênero são construídos por meio de processos de socialização, nos quais as normas, valores e crenças sobre masculinidade e feminilidade são transmitidos de geração em geração por meio da família, escola, mídia e outras instituições sociais.

Esse processo é responsável por garantir que o novo sujeito social aprenda como se guiar em meio ao mundo de significados que a sua realidade possui, e exercerá grande influência sobre seu comportamento.