Por que o céu é azul?

Perguntado por: amota . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 13 votos

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas.

Agora sabemos que isso se deve ao fato de que a luz azul tem um comprimento de onda mais curto que o de outras cores de luz visível. Isso significa que a luz azul é a primeira a se dispersar por todo o líquido. É por isso que a parte mais próxima à fonte de luz ficava azulada.

Muitos acreditam que essa cor é originada pelo reflexo da água do mar na atmosfera terrestre, porém, a explicação é outra: a cor do céu é resultado de um fenômeno físico denominado espalhamento da luz, que ocorre quando a luz branca do sol atinge os átomos da atmosfera e espalha-se em várias direções.

A cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. Por exemplo, enxergamos o sangue humano na cor vermelha porque ele absorve todas as outras cores, menos o comprimento de onda vermelho.

A luz branca se separa em faixas de comprimentos de onda diferentes e cada uma é percebida como uma cor, como a luz ao passar por um prisma. A luz branca se separa em seus comprimentos de onda diferentes. O azul é a que possui menor comprimento de onda, mais próximo do comprimento das partículas dos gases da atmosfera.

azul

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

Qual a cor da Lua? Ao contrário do que nossos olhos enxergam, a Lua não é branca ou amarela, mas possui uma ampla gama de cores em tons cinza, branco, azul e marrom.

Folha de S. Paulo - Panorâmica - Cosmologia: Cor do Universo é verde, dizem astrônomos de universidade americana. O Universo, por definição, contém tudo que é imaginável -estrelas, planetas e luas, vida aqui e talvez ali, gigantes vermelhas e anãs brancas, grandes e perversos buracos negros.

branco

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.

O céu laranja e rosa
Assim a luz precisa percorrer um caminho maior, interagindo com mais partículas da atmosfera que permitem a refração de ondas de luz mais longas, como o vermelho. Apesar de estranho, o céu rosa é um fenômeno que também pode indicar que a chuva está chegando.

Pois é, a falta de partículas para refletir a luz irradiada pelas 1.000.000.000.000.000.000.000.000 de estrelas (ou um septilhão, como se lê esse número com 24 zeros), incluindo o Sol, também ajuda a definir a paisagem permanentemente escura do Universo.

A base para explicar a cor azul do mar está na física, mais especificamente no entendimento de luz visível e sua absorção pelas moléculas de água. A luz branca que percebemos vinda do Sol é uma onda eletromagnética formada pela combinação de sete cores do espectro visível.