Por que não pode beber água depois da refeição?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Além da questão da saciedade diminuída, a capacidade digestiva também é diminuída, e pode vir a interferir na absorção dos nutrientes por excesso de líquido. Fique atenta e de preferência em beber água pelo menos 30 minutos antes ou 30 minutos depois da refeição. Um abraço!

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

7 coisas que você não deve fazer após as refeições

  1. Dormir. Dormir logo após comer, faz seu estômago queimar durante a noite, o que provoca desconforto, inchaço e padrões de sono estranhos. ...
  2. Fumar. Obviamente fumar não é recomendado em nenhum momento. ...
  3. Tomar banho. ...
  4. Comer frutas.

Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.

Se for para tomar alguma medicação, não tem problema, mas evite grandes quantidades de água na hora de deitar. Ela pode atrapalhar o sono, fazendo você acordar para ir ao banheiro, mas, mais grave, é o fato de que em estado de repouso nossos órgãos funcionam mais lentamente, inclusive os rins.

Fique Bem

  1. Invista em uma garrafa de água. ...
  2. Estabeleça metas. ...
  3. Beba água ao acordar e ao se deitar. ...
  4. Coma frutas e vegetais que contêm muita água. ...
  5. Considere trocar o refrigerante por água com gás e limão. ...
  6. Faça água aromatizada. ...
  7. Tenha lembretes.

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

O açúcar tira o sono, também, por causar alterações nos níveis de serotonina e melatonina, os hormônios responsáveis pelo sono e pelo equilíbrio do ritmo circadiano. Isso pode levar a problemas de insônia e muita dificuldade para adormecer.

Ingestão de comidas ricas em sódio: o sal, por ser um soluto, se dissolve no nosso sangue, que é o solvente, e o nosso corpo, para tentar reequilibrar esse excesso de sal, nos dá um sinal para ingerirmos água. Por isso que, ao comermos um alimento muito salgado, como uma pipoca, nós sentimos muita sede.

O ideal é que se descanse no período de 30 minutos no caso de adultos e no máximo 2 horas no caso das crianças, já que ultrapassando esse tempo você irá sofrer com a falta de sono noturno e, consequentemente, sofrerá com um resultado inverso.

Fazer caminhadas curtas e ficar em pé após as refeições diminui as chances de a pessoa desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade de Limerick, na Irlanda.

Assim, não há nenhuma pesquisa para apoiar a ideia de que terminar o almoço ou jantar com com frutas vai dificultar os processos digestivos do organismo. O mito provavelmente decorre do fato de que comer grandes porções de certas frutas pode deixar o estômago enjoado.

Para não correr o risco de comer mais calorias e acabar engordando, o mais recomendado é beber água pelo menos 30 minutos antes ou após a refeição, para não interferir com a ingestão de alimentos.

O consumo de uma grande quantidade de líquido durante o almoço ou jantar poderá fazer mal, já que pode provocar distensão no estômago e dificultar a digestão.

Conclusão. Beber 500ml de água de uma vez pode causar desconfortos, mas não é prejudicial para a saúde em geral. No entanto, é importante beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades, para garantir uma hidratação adequada e evitar sobrecarregar os rins.