Por que é tão caro uma casa no Brasil?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Por que os imóveis no Brasil são tão caros? A oferta de crédito foi muito grande no setor, e isso aumenta os preços.

Então o que justifica esse aumento nos preços dos imóveis? Basicamente, dois fatores. “Os preços dos terrenos foram inflacionados pela alta procura de incorporadores e o aumento do INCC”, afirma Guilherme Werner, sócio da consultoria Brain Inteligência Estratégica, especializada no mercado imobiliário.

A busca por imóveis maiores, mais adequados para o trabalho remoto e afastados dos centros urbanos congestionados, aumentou consideravelmente, elevando a demanda e, consequentemente, os preços. Além dos fatores relacionados à pandemia, existem outras variáveis que influenciam o aumento dos preços dos imóveis.

Quando o mercado de compra e venda de imóveis está aquecido, com um desempenho crescente de vendas e lançamentos, a tendência é que isso leve ao aumento dos preços. Isso aconteceu, por exemplo, nos últimos dois anos. É uma alta de preços gerada por demanda agregada do mercado.

Não existe somente uma razão para explicar essas altas, mas sim uma combinação de três fatores: inflação, real desvalorizado e oferta e demanda.

Tendência dos preços de imóveis é de queda em 2023.

Segundo dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), do IBGE, o custo médio para se construir uma casa no Brasil gira em torno de R$1.679,25 o metro quadrado.

Além disso, geralmente, sai mais barato construir do que comprar um imóvel, uma vez que, dessa forma, você não paga pela margem de lucro das construtoras e imobiliárias e consegue, durante a construção, ter mais controle do orçamento, contornando qualquer adversidade.

O valor venal de um imóvel é obtido por meio de uma avaliação normalmente feita pela prefeitura do município onde ele se encontra. Cada prefeitura possui uma base própria para realizar esse cálculo, pois considera cada região dentro do seu limite geográfico.

Diversos são os fatores que ocasionam essa valorização, como as mudanças feitas na estrutura do imóvel, as condições do mercado, oferta e demanda dos imóveis na região e até mesmo a valorização de seu entorno. Muitos acreditam que a valorização de imóveis é constante, contudo, pode existir também a queda dos preços.

A falta de liquidez é um dos grandes motivos para não investir em imóveis, já que a venda de um imóvel pode demorar muito tempo e é um processo burocrático. Já os fundos imobiliários possuem a vantagem de terem bastante liquidez. Como as cotas são negociadas na bolsa, o risco de não conseguir vender é pequeno.

Então, financiar um imóvel em 2023 vale a pena, pois se trata de um investimento seguro e assertivo. Apesar dos números das taxas assustarem alguns compradores, especialistas do ramo deixam claro que é um momento oportuno para negócios.