Por que é importante defender o SUS?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

O SUS é um dos grandes marcos e conquistas de direitos garantidos, para toda a população brasileira. Isso porque, a partir da implementação desse sistema público, todos os brasileiros passaram a ter direito à saúde universal e gratuita, garantido na Constituição do Brasil.

O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do sistema para tratar da saúde.

Ao escrever sobre temas de redação sobre saúde, é possível refletir sobre os desafios enfrentados pelo SUS, os avanços conquistados e a necessidade de garantir um sistema de saúde eficiente e de qualidade para toda a população.

Para garantir direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia é necessário fortalecer dos princípios e diretrizes do SUS: acesso universal, integral e equânime, por meio da regionalização, descentralização e participação social.

Uma boa saúde física e mental permite que as pessoas realizem suas atividades diárias sem grandes dificuldades, além de possibilitar uma maior longevidade.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Embora o acesso a serviços tenha relevância, como direito fundamental, o direito à saúde implica também na garantia ampla de qualidade de vida, em associação a outros direitos básicos, como educação, saneamento básico, atividades culturais e segurança.

De acordo com o estudo, 83% das pessoas ouvidas acreditam que os recursos públicos não são bem administrados; 73%, que o atendimento não é igual para todos; e 62%, que o SUS não tem gestores eficientes e bem preparados.

Entre os desafios, estão a organização macroeconômica do sistema de atenção à saúde, que se expressa no dilema fundamental entre a segmentação e a universalização; o modelo de atenção à saúde totalmente inadequado para a atual situação epidemiológica e demográfica no País; e a competição predatória entre o público e o ...

O princípio da equidade norteia as políticas de saúde pública brasileira, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto das diferenças.

Confira 7 cuidados essenciais!

  1. Pratique exercícios para manter a saúde em dia. Quer manter a saúde em dia? ...
  2. Alimente-se bem. ...
  3. Não se esqueça da hidratação. ...
  4. Previna-se! ...
  5. Tenha atenção ao sono. ...
  6. Evite hábitos nocivos. ...
  7. Pratique sexo seguro.

Possuir conhecimentos sobre Saúde permite a busca pela vida saudável que terá como conseqüência a prevenção de doenças e o autocuidado que é influenciada pela educação, pela família, pelo ambiente de trabalho, pela comunidade e pela comunicação social.

Os principais desafios da saúde pública no Brasil são: Falta de médicos: O Conselho Federal de Medicina estima que exista 1 médico para cada 470 pessoas. Falta de leitos: Em muitos hospitais faltam leitos para os pacientes. A situação é ainda mais complicada quando se trata de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Conselho Nacional de Saúde. O Pacto pela Saúde, aprovado pelo CNS em fevereiro, está estruturado em três pilares: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão.

Apesar disso, todos podem usar o SUS, gratuitamente, porque seus princípios são a integralidade, a igualdade e a universalidade.

Princípios do SUS: doutrinários

  • Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
  • Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
  • Equidade. ...
  • Descentralização. ...
  • Regionalização. ...
  • Hierarquização. ...
  • Participação social.