Por que Darwin abandonou a medicina?

Perguntado por: upires5 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ingressou no curso de medicina seguindo os passos do pai e do avô. No entanto, desde que teve de operar um doente sem anestesia, descobriu que não daria para isso e abandonou o curso. Seu pai deixou propriedades a ponto de não precisar trabalhar para seu sustento.

Não haveria animais mais antigos que os trilobitas, que de repente “explodiram” em diversas formas diferentes durante o Cambriano? Este dilema, a ausência de fósseis que demonstrassem as fases evolutivas intermediárias até a chegada da explosão Cambriana, foi um dos principais desafios à teoria da evolução.

Borreliose de Lyme

Mas os pesquisadores holandeses acreditam que seus sintomas, que começaram a aparecer antes de Darwin chegar à América do Sul, são mais consistentes com a doença de Lyme, também conhecida como Borreliose de Lyme. A infecção é causada por bactérias Borrelia que são transportadas por algumas espécies de carrapatos.

O naturalista Charles Darwin fez uma viagem que durou quatro anos e nove meses como objetivo de mapear a costa da América do Sul. Ele não foi convidado para procurar e coletar os materiais, mas sim para fazer companhia ao capitão da embarcação, que buscava uma pessoa com quem pudesse conversar durante a viagem.

Darwin e Lamarck são os grandes nomes da Teoria da Evolução, sendo o primeiro criador do conceito de evolução das espécies através da seleção natural, e o segundo propõe uma modificação dos seres por meio dos caracteres adquiridos.

Resposta: Apesar da seleção natural ser um mecanismo correto, Darwin não conseguiu explicar como as características vantajosas surgiam nos organismos e, tampouco, como eram transmitidas. Essa explicação não foi possível porque não havia conhecimento sobre Genética nesse período.

O filme mostra os dilemas pessoais como 'o dilema do plágio por Wallace' e o medo da perda de seu filho uma vez que já havia perdido uma filha em 1951. No filme você ainda confere o impacto que a teoria teria diante da comunidade científica e religiosa em uma Inglaterra vitoriana.

Mas foi em solo brasileiro, há 185 anos, que ele se deparou pela primeira vez com a diversidade da floresta tropical e também se chocou com a escravidão – reforçando suas convicções abolicionistas de que todos os seres humanos compartilham a mesma linhagem sanguínea em razão da ancestralidade comum.

Morte. Charles Darwin morreu em 19 abril de 1882, provavelmente em decorrência de um ataque cardíaco. Apesar de suas ideias terem sido radicalmente criticadas pela Igreja, ele foi enterrado na abadia de Westminster, próximo a Isaac Newton.

Mutação: é uma alteração no material genético que ocorre de maneira aleatória e repentina nos indivíduos. Caracteriza-se por ser a fonte primária de variabilidade genética para as espécies. As mutações ocorrem de maneira espontânea, mas podem ser provocadas pela ação de agentes mutagênicos.

O naturalista britânico se incomodava, sobretudo, pela crueldade que se tratavam os negros no Brasil, postura abolicionista que parecia enfurecer o capitão do Beagle.

No arquipélago, Darwin observou pássaros com formatos de bico diferentes, que depois descobriu serem todos tentilhões. Olhando com atenção, notou que cada formato de bico ajudava em uma forma de alimentação: bicos largos e robustos para comer sementes duras, aqueles mais afilados para insetos e larvas…

Fritz Muller

Outro importante personagem é o alemão Fritz Muller, cientista que morou em Blumenau (SC) a partir de meados do século 19 e apoiou Darwin e sua obra.