Por que canal no dente dói?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Se você quer saber se o tratamento de canal dói, pode ficar tranquilo. O procedimento costuma ser indolor em função da anestesia aplicada no local. No pós-operatório, no entanto, é normal que o paciente sinta mais sensibilidade no dente em questão, especialmente quando o efeito da anestesia passa.

Isso porque durante o tratamento do canal, são utilizadas substâncias para desinfetar o sistema de canal e com isso, os tecidos adjacentes podem ficar mais irritados.

3 dicas para aliviar a dor de dente do canal

  1. Analgésico. Se você estava se perguntando como melhorar a dor de dente do canal, saiba que um bom analgésico pode ajudar! ...
  2. Dormir com a postura mais elevada da cabeça. ...
  3. Atendimento odontológico: agende uma consulta com seu(a) dentista!

Sensibilidade a temperaturas quentes e frias. Dor pulsátil. Sensibilidade ao mastigar. Dor irradiada para outros dentes.

Conheça-os a seguir.

  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

8 consequências de um tratamento de canal mal feito

  • Dor/incômodo. ...
  • Uso excessivo e desnecessário de medicamento. ...
  • Desgaste emocional. ...
  • Perda da restauração. ...
  • Custo com retratamento de canal. ...
  • Possível apicectomia (cirurgia) ...
  • Extração de dente. ...
  • Necessidade de fazer um implante.

Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia. Isso acontece porque o processo cirúrgico altera naturalmente o dente e pode dificultar a sua cicatrização após uma segunda cirurgia.

Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.

Tratamento de canal tem um custo mais baixo
Quando você recebe o diagnóstico de que precisa de um tratamento de canal, pode pensar: “É muito caro. Prefiro extrair o dente e resolver isso logo”. Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca.

“Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias”, comenta. A dentista alerta que caso esse sintoma de dor persista, é importante que esse paciente consulte o profissional que realizou o procedimento operatório para avaliar seu quadro.

É comum que, após cada consulta dedicada ao tratamento de canal, haja uma inflamação na região em torno do dente (nos tecidos de suporte que mencionamos), inflamação esta que pode durar alguns dias e ser acompanhada de dor.

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

O canal é feito quando a polpa é danificada por causa de algum problema dentário, como uma cárie profunda, por exemplo, e após a realização do procedimento, por acontecer do dente com canal ficar pulsando.

Os sintomas desse problema são muito parecidos com o de uma sinusite comum, como dores de cabeça, no rosto, tosse e febre.

Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias. Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.