Quanto tempo leva para uma cárie virar canal?

Perguntado por: omatias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

A cárie é um tipo de problema bucal que não se desenvolve do dia para a noite. Ela costuma demorar semanas e até meses para se estabelecer e, quando atinge a polpa do dente ou se torna um abscesso, o dano pode ser tão grande que o dente passa a ser considerado perdido.

Dificuldades para mastigar
Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.

É possível que a cárie se desenvolva em um período de semanas e até vários meses, expandindo-se para as camadas mais internas do dente. No entanto, de acordo com a cirurgiã-dentista, nem sempre é possível identificar a cárie em seu início de formação, pois é necessário prestar atenção em alguns sintomas.

No esmalte, a cárie evolui lentamente. Após penetrar na segunda camada do dente, camada essa mais suave e menos resistente, denominada dentina, a cárie alastra-se com rapidez e avança até a polpa dentária, a parte mais profunda do dente. Geralmente uma cárie demora cerca de 2 a 3 anos para penetrar no dente.

A cárie incipiente se torna preocupante quando não é tratada a tempo, podendo progredir e afetar as camadas mais profundas do dente, é importante reconhecer os sinais de cárie incipiente, como sensibilidade, manchas brancas ou levemente escuras nos dentes, para buscar tratamento adequado e evitar complicações futuras.

EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS
Lanches e bebidas açucarados são os principais vilões que atraem as bactérias que produzem as cáries. Por isso, evite alimentos que são ricos em açúcar, como os doces, principalmente os mais grudentos. Sempre que comer algo doce, tenha o costume de escovar os dentes na sequência.

Diagnóstico de cárie ativa com cavitação
Ao exame clínico, quando a cavidade apresentar cor amarelada, umidade, aspecto de tecido amolecido, e, ao deslizar um instrumento cortante o tecido se destacar facilmente, essa lesão está ativa e em progressão.

Como saber se estou com cárie no dente?

  1. Dor de dente constante. A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. ...
  2. Maior sensibilidade nos dentes. ...
  3. Dificuldade para mastigar. ...
  4. Mau hálito. ...
  5. Manchas nos dentes. ...
  6. Gengiva inchada. ...
  7. Buracos nos dentes. ...
  8. Restauração dentária e tratamento de canal.

São sintomas clássicos associados a cárie radicular: a sensibilidade dentária, e dores durante a ingestão de alimentos, de líquidos e alimentos resfriados.