Por que beijar a cruz?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

A cruz é um dos maiores símbolos do cristianismo, pois nela se revela o maior gesto do amor de Deus pela humanidade. É nela que o Filho de Deus realizou a nossa salvação, “humilhando-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,8).

Quando beijamos a cruz, não a beijamos por si mesma, a beijamos como quem beija o próprio rosto de Jesus, é a gratidão por tudo que Nosso Senhor realizou através da cruz.

Beijamos a cruz de Cristo, esse beijo, que é dado diretamente ao lenho, à cruz, à imagem em que Ele tem um sentindo sacramental, isto é, nós precisamos de elementos que podemos tocar, ver, sentir, mas o que adoramos na verdade é o mistério da redenção", explica o bispo Dom João Justino, que presidiu a celebração.

Esta celebração é dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a segunda é a adoração da Santa Cruz e a terceira é a Comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor.

Beija-se o Altar, porque Ele é Cristo, lugar onde Deus mesmo se oferece a nós. Beija-se a Mesa do Banquete, porque é nela que o vínculo entre o Pai e o Filho transborda nos alcança e nos envolve.

Existem ainda aqueles significados populares: A cruz na testa é para Deus nos livrar de todos os maus pensamentos. A cruz na boca, é para nos livrar das más palavras. A cruz no peito, para Deus nos livrar das más ações.

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos.

Outra oração breve e trinitária é o sinal da cruz. Nós traçamos uma cruz da testa ao peito e do ombro esquerdo ao ombro direito. Não precisa beijar a mão.

1- Cruz celta ou cruz irlandesa
Nada mais é do que um dos símbolos nos cemitérios que representam o cristianismo. Esse sinal possui uma pequena circunferência que rodeia e cerca o ponto de encontro das duas retas. A cruz celta representa o equilíbrio da vida e a eternidade, mesmo que fora de um contexto cristão.

Expressão de afeto fundamental para fortalecer e manter os laços”, segundo a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, o beijo na boca libera testosterona, principal hormônio responsável pela libido e pela atração sexual.

O beijo é essencial em um relacionamento. Ele é um ato de intimidade entre um casal e desperta o desejo e a paixão. A dopamina é uma substância liberada pelo organismo quando beijamos, provocando prazer e a sensação de bem-estar.

Beijo no altar
Assim, um noivo e uma noiva selavam o acordo (contrato de casamento) com um beijo. Voltando para o lado religioso do início da era cristã, acreditava-se que vidro tinindo assustava o diabo. Após isso foi feito na cerimônia de casamento, o casal trocava um beijo para mostrar alegria e felicidade.

Notem bem que só beijam o altar quem recebeu o Sacramento da Ordem: diácono, padre, bispo.

Beijo e sexo
Além disso, tanto no homem quanto na mulher, a ação de beijar na boca libera testosterona, o principal hormônio responsável pela libido e pela atração sexual. Ativa músculos em todo o corpo, aumenta a atividade do lobo frontal do cérebro e amplia até mesmo o olfato.