Por que a febre vai e volta?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

O tratamento da febre que vai e volta depende da causa, por isso é fundamental consultar um médico para obter um diagnóstico correto. Você pode contar com o Centro Médico Oeste Saúde para iniciar o tratamento.

A febre intermitente, ou seja, que surge e vai embora após algumas horas, normalmente tem um período pré determinado de duração, regredindo ao menos 1 vez a cada 24 horas.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Em caso de febre alta, ou que persiste por mais de dois dias, é necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível. Pessoas com condições que prejudicam as defesas do corpo precisam de uma atenção maior.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Geralmente, as pessoas devem consultar um médico se a febre durar mais de 3 ou 4 dias, independente de outros sintomas.

Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma.

2º - Febre - é considerado febre as temperaturas corporais acima de 38ºC. Neste estágio, é recomendado tomar um medicamento antitérmico, usar roupas leves e colocar uma compressa gelada na testa. Se mesmo assim a febre não baixar em até 3 horas, é indispensável ir ao pronto-socorro mais próximo.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Os sintomas aparecem de uma hora para outra: febre alta, acima de 39 graus, respiração curta e ofegante e tosse. A perda de apetite e a falta de energia também são marcas registradas da pneumonia, mas é sinal de alerta o fato de a criança continuar prostrada e inerte mesmo depois de controlada a febre.

Mas toda febre merece atenção, em especial, quando ela varia dos 39,4º e 41,1º a situação é bastante grave. Pode causar irritabilidade, alucinação e até mesmo convulsão. Cuidados também para os quadros febris persistentes, aqueles que duram vários dias, mesmo que não haja doença evidente.