Por que a escola ensina a letra cursiva?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Segundo a educadora Tailize Buttenbender, o trabalho com esse estilo de escrita potencializa o movimento, a concentração, o foco e estimula a memória.

Letra bastão e letra cursiva
Dessa forma, vão aprendendo a dominar os movimentos que levam à produção das letras – na forma certa, no tamanho certo e, progressivamente, na sequência certa. “Sendo uma atividade motora, a letra cursiva exige treino e prática.

Escrever com a letra cursiva é importante não apenas para a produção de letras legíveis. Durante esse processo, usamos áreas motoras do nosso cérebro de planejamento e controle motor, de percepções visuais e associadas ao processamento da linguagem.

Além disso, a maioria das escolas começa a ensinar escrita cursiva na terceira série ou quando os alunos têm 8 anos. Nessa época, as crianças já têm idade suficiente para se concentrar no movimento do lápis e têm as habilidades motoras necessárias para fazer loops enquanto escrevem letras diferentes.

O melhor é que a letra cursiva seja inserida, no processo de aprendizagem, após a primeira etapa de alfabetização. Desse modo, elas podem se concentrar nas curvas e desenhos das letras, sem se preocuparem tanto com a construção de palavras (PÍCCOLI, 2012).

Desse modo, elenca “[…] o conhecimento do alfabeto do português do Brasil em seus vários formatos (letras de imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas)” (BNCC, p. 90). Portanto, independentemente das concepções pedagógicas, tem-se um documento legal que estabelece que a escrita cursiva deve ser ensinada.

A complexidade de movimentos envolvidos ao mentalizar a escrita cursiva é captada no cérebro. Como ela é muito maior do que na escrita de letras de forma, isso facilita a aprendizagem da máquina, tornando-a muito mais eficaz do que suas antecessoras.

A capacidade do aluno de descobrir seus próprios caminhos para a alfabetização e o treinamento da escrita passou a ganhar espaço. Exercícios considerados mecânicos foram desacreditados e, assim, os cadernos de caligrafia caíram em desuso até quase desaparecer.

O neurocientista canadense Norman Doidge defende a ideia de que a escrita cursiva exige maior esforço de integração entre áreas simbólicas e motoras do cérebro. Portanto, é mais eficiente do que a letra de forma, que, de acordo com o pesquisador, pode prejudicar o desenvolvimento psicomotor da criança.

DICA: Pode ser que algum aluno traga as letras escrita de forma cursiva. Se ninguém trazer, não se preocupe, você mesma pode apresentar a eles! 2- Em seguida, peça que os alunos organizem as letras em cartazes, juntando as letras que se repetem. Exemplo: as letras A no mesmo cartaz, as B em outro cartaz…

por volta dos 7 anos os pequenos começam a ser introduzidos à letra cursiva na escola.

6 e 7 anos de idade

A princípio, estudos revelam que a fase em que os pequenos aprendem a letra cursiva gira em torno dos 6 e 7 anos de idade.

Entre os 5 e 6 anos de idade, as crianças começam a se familiarizar com a letra cursiva e, aos poucos, vão se desenvolvendo. Mas, calma, cada criança tem seu tempo! Algumas começam a escrever com “letra de mão” aos 5 anos, outras aos 6 anos, a depender do estímulo que recebem nessa fase.

Qual habilidade trabalha letra cursiva? Além disso, o treinamento da escrita a partir da técnica cursiva auxilia bastante no que diz respeito à coordenação motora. Há vários estudos que comprovam isso, já que o aluno vai depender de concentração para realizar os contornos que formarão as letras.

O aluno saberá utilizar à escrita e a leitura da forma adequada em situações práticas da sua vida. Seja em casa ou na escola, o ato de ensinar o alfabeto é um marco, tanto na vida de quem ensina como na vida de quem aprende, por isso deve ser ensinado com dedicação e qualidade.