Por que a camisa da Croácia tem a bandeira do Brasil?

Perguntado por: oximenes9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A camisa tradicional croata faz referência à bandeira do país, que possui um brasão no centro com parte do desenho emulado na camiseta da seleção. Historiadores possuem diversas teorias para a origem do símbolo nacional. A mais disseminada remonta ao final do século X.

explica a você, fã de esporte, de olho no rival europeu. Os quadrados xadrez em vermelho e branco representam o brasão de armas da Croácia, que também está presente no centro da bandeira do país. O brasão remete a uma lenda do país ainda no século X, há mais de mil anos.

A mais difundida é que as cores representavam as duas etnias que viviam na Croácia, a vermelha e a branca. Independente da explicação, os croatas vão vestir o quadriculado mais uma vez neste domingo, agora pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Desenho da camisa é símbolo nacional para os croatas
O xadrez é conhecido como šahovnica. Ele teria sido criado no século 10, mas usado oficialmente pela primeira vez na genealogia dos Habsburgo, no século 16, segundo o governo croata.

O significado delas na composição da bandeira croata não é oficial, mas existe uma simbologia de que o azul seria a devoção a Deus, o branco a paz e o vermelho o sangue dos mártires que morreram pela pátria.

No Sul-Americano de 1916, disputado na Argentina, o Brasil chegou a vestir o verde e amarelo. O modelo foi abandonado depois de ser rechaçado pela elite brasileira: não se conformavam com o uso das cores nacionais em um uniforme de futebol!

Uma das hipóteses para a falta do uniforme, segundo os lojistas, é a aproximação das eleições, já que a camisa da seleção brasileira é usada politicamente por eleitores de direita.

Mascote. A mascote do Dínamo Zagreb é um leão, apelidado de Maksi. O animal representa força e resistência, características utilizadas pelo clube e pelos torcedores no final do comunismo, essenciais para a conquista da independência croata em 1992.

Quando levantou a cabeça do local onde estava, viu a imagem de Nossa Senhora Aparecida na parede e do manto azul dela veio a inspiração para a camisa que o Brasil usaria. Ele sentiu que o manto azul daria o título para a seleção – explica o historiador. A santa é a padroeira do Brasil desde 16 de julho de 1930.

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a estampa representa as pintas da onça-pintada, em homenagem à "coragem e cultura de um povo que nunca desiste". A campanha da Nike, empresa responsável pelas fabricação e venda das camisas, tem o mote "Nossa garra segue em frente".

De acordo com a lenda, a referência aos quadrados em xadrez começou com o monarca Stjepan Držislav, antigo rei da Croácia, que era um grande enxadrista. Quando ocupava o posto, ele foi capturado por venezianos e, para determinar se seria solto ou não, foi desafiado por Pietro II Orseolo, monarca do reino rival.

A Seleção já enfrentou a equipe croata em cinco oportunidades, sendo duas em Copas, e nunca perdeu: foram três vitórias e dois empates até hoje. Acompanhe ao vivo Croácia x Brasil na próxima sexta-feira, às 12h (de Brasília), na TV Globo, SporTV, ge e no Globoplay.

A origem da tribo croata antes da grande migração dos eslavos é incerta. De acordo com a teoria mais amplamente aceita teoria eslava do século VII, a tribo croata se moveu da área a norte dos Cárpatos e a oeste do rio Vístula (chamada de Croácia Branca) e migrou para oeste dos Alpes Dináricos.

A Croácia tem um forte viés cultural advindo das tradições eslavas presentes no Sul da Europa. O país, apesar de composto em sua maioria por croatas, possui influência cultural de outros povos balcânicos, como sérvios e bósnios.