Quem nasce na cidade de Natal e o quê?

Perguntado por: tgomes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Além disso, também devemos mencionar o termo “natalense”, gentílico de Natal, ou seja, refere-se àqueles que nascem na capital do Rio Grande do Norte (Natal).

Potiguar (potiguares no plural) é uma denominação dada (gentílico) a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte (assim como norte-rio-grandense ou rio-grandense-do-norte). Mapa do Rio Grande do Norte.

História de NATAL/RN. No dia em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, a capital potiguar comemora aniversário. Por isso foi batizada de Natal.

População total: 1.653.461 habitantes. Densidade demográfica: 7.039,64 habitantes/quilômetro quadrado. Gentílico: recifense.

Sua população estimada em 2019, segundo o IBGE é de 657.013 habitantes, sendo a capital menos populosa do Nordeste e a trigésima terceira do país, com densidade demográfica de 3.606,73 hab/km². Quem nasce em Aracaju é chamado de aracajuano.

Quem nasce no Estado do Amazonas é amazonense e em Manaus é manauara.

Barriga-verde é um gentílico utilizado para designar os nascidos no estado brasileiro de Santa Catarina, normalmente referidos como catarinenses.

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília.

A partir do século IV, e com a consolidação do Cristianismo, a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor).

A capital chamou-se Paraíba do Norte até 4 de setembro de 1930, quando teve seu nome mudado para João Pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado, assassinado no Recife, em plena campanha política. Sua morte foi uma das causas imediatas da Revolução de 3 de outubro daquele ano.

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

O que é Tilambuquense:
Relativo ao que nasce em Tilambuco.

Bem, fato é que os recifenses preferem, categoricamente, no Recife a em Recife. E estão cobertos de razão. Ocorre que existe uma regra segundo a qual o uso do artigo (“no” é a contração da preposição “em” com o artigo “o”) deve ser obrigatório sempre que o nome de algum lugar vier de um acidente geográfico.

Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás. A Região Metropolitana (RM) de Goiânia foi criada por uma lei de 1999, por isso só existem dados a partir do Censo de 2000.