Pode usar mensagem de WhatsApp como prova?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

A utilização de conversas do WhatsApp como prova no processo penal, por exemplo, pode ser admitida desde que sejam observadas as regras de admissibilidade e autenticidade. A Constituição Federal, por sua vez, garante o direito à produção de provas e ao contraditório no processo penal.

Já a Quinta Turma da Corte Superior orienta que as informações presentes em um celular, incluindo mensagens e conversas feitas por meio de programas como o WhatsApp, só podem ser usadas como prova válida em processo criminal mediante ordem judicial de busca e apreensão expedida por um juiz competente ou com o ...

É importante lembrar que o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens podem ser facilmente falsificados ou alterados, o que significa que eles podem não ser aceitos como prova válida em um processo judicial. Como prints de conversas são meras imagens da tela, podem ser facilmente manipulados.

Depende! O Print Screen é um arquivo de imagem que pode ser adulterado com muita facilidade e por isso é considerado uma prova frágil.

O CPC descreve como meios de prova: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

— A exposição de conversas privadas em público, seja feita pela internet, redes sociais ou grupos privados, são sempre consideradas ilícito civil — explica a advogada Regina Beatriz, presidente da Associação Brasileira de Direito da Família e Sucessões (ADFAS).

A Constituição Federal no artigo 5º, inciso X, garante como direito fundamental a intimidade e a inviolabilidade da vida privada. Em razão disso, não se admite a captação indiscriminada de comunicações, sendo crime fazê-lo fora das hipóteses legais.

Ata Notarial WhatsApp
Sim, a ata notarial pode ser utilizada para comprovar conversas de WhatsApp. Para isto basta entrar em contato com um tabelionato de notas para que seja realizada a verificação, validação e documentação.

Como salvar conversas do WhatsApp no Android

  1. Abra o menu de opões de uma conversa. Abra um chat de conversa individual ou em grupo e clique nos três pontinhos, no canto superior da tela;
  2. Vá em “Exportar conversa” Toque em “Mais” e selecione “Exportar conversa”;
  3. Envie a conversa por e-mail.

Na decisão, foi pontuado que é lícita a gravação de conversa (ou gravação clandestina) realizada por um dos interlocutores, mesmo sem o conhecimento do outro, quando não existe causa legal de sigilo. Nesse caso, a gravação pode perfeitamente ser utilizada como prova em processo judicial.

Esse entendimento relativo às conversas por telefone aplica-se igualmente às novas ferramentas de comunicação, tais como as mensagens e áudios enviados por aplicativos, como o WhatsApp, de forma que não há vedação ao uso do conteúdo por um dos interlocutores como prova em processo judicial.”

Faça uma Ata notarial
O documento que contém os prints ou áudios, no entanto, acaba sendo inacessível para algumas pessoas. Em São Paulo, a primeira folha desse documento custa R$ 531,54 e cada folha adicional custa R$ 268,41 (Dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo).

422 do CPC expressamente admite a utilização como prova de reprodução mecânica (como a fotográfica, a cinematográfica, a fonográfica) ou de outra espécie, e o print é uma reprodução fotográfica de um objeto.

Assim, o autor (quem entra com a ação) precisa provar o fato que gera seu direito e o réu (quem responde a ação) deve provar a existência, se houver, de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Art. 374. Não dependem de prova os fatos: I – notórios; II – afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III – admitidos no processo como incontroversos; IV – em cujo favor milita presunção legal de exis- tência ou de veracidade.