Pode ter Pix a partir de quantos anos?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

18 anos

A idade para fazer Pix varia de acordo com as permissões de cada conta bancária que permite a abertura para um menor de 18 anos. O representante legal do menor não emancipado deve ser o responsável pela abertura.

A princípio, a conta está disponível para maiores de 14 anos. A conta possui serviços como Pix, saque e cartão de débito.

O Pix funciona para pessoas físicas e jurídicas que têm algum tipo de conta: corrente, poupança ou pré-paga. Para receber um Pix, você deve cadastrar uma chave que pode ser o número do seu celular, e-mail ou CPF. Se não quiser compartilhar nenhuma dessas informações, você poderá ainda gerar uma chave aleatória.

Para realizar uma transferência PIX, basta ter uma conta bancária. Em seguida, é necessário informar a chave PIX do destinatário, que pode ser CPF, e-mail ou telefone, e a quantia a ser transferida. O processo é rápido, seguro e pode ser realizado por meio do aplicativo do seu banco.

Você pode cadastrar sua Chave Pix pelo App CAIXA, CAIXA Tem, pelo Internet Banking ou nos terminais de autoatendimento, disponíveis nas agências da CAIXA. Ao acessar o canal escolhido, você encontrará facilmente o ícone do Pix e orientações para fazer o cadastramento da sua chave.

Para isso, é preciso ter entre 10 e 17 anos e possuir CPF e RG. Importante! O responsável, pai ou mãe, precisa ter conta no Banco do Brasil.

Banco Central do Brasil

Quem inventou o Pix? Idealizado pelo Banco Central do Brasil, o Pix começou a ser desenvolvido por um grupo de estudo da entidade em 2018, durante o governo de Michel Temer e na gestão do ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer ou receber Pix gratuitamente no banco. A Caixa Econômica Federal decidiu suspender a cobrança pelas transferências PIX realizadas por pessoas jurídicas, que começaria em 19 de julho.

18 anos

Oficialmente, com 18 anos se pode ter cartão de crédito. Para menores de idade, a principal alternativa são cartões adicionais. Eles permitem que os responsáveis solicitem um cartão para menor de idade no nome da criança ou adolescente.

O Pix se tornou a forma de pagamento favorita entre os brasileiros, já que é rápida, prática e gratuita. Quando o Banco Central criou o Pix, a ideia era justamente torná-lo o mais acessível possível e sem cobranças de taxas.

Por ordem do Palácio do Planalto, o banco suspendeu a cobrança anunciada. Com isso, a Caixa passa a ser o único, dos cinco maiores bancos do Brasil, a não cobrar taxa de Pix para pessoa jurídica. Os principais bancos do país — Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil — aplicam a cobrança.

As regras são similares às de uma conta bancária: o responsável legal de um menor pode solicitar uma conta Kids ou Jovem de algum dos bancos que oferecem essa modalidade e cadastrar o Pix para o menor, desde que ele já possua documentos como CPF e RG.

Limite PIX por dia: quanto pode ser utilizado? Durante o dia não há limite de PIX. Porém, no período noturno, o Banco Central (BC) determinou o limite de R$ 1 mil entre 20h e 6h, seja em dias úteis ou finais de semana. Apesar de haver essa alteração no valor, não há limite de transações.

Quantas transações Pix posso fazer por dia? Você pode realizar quantas transações Pix quiser, respeitando os limites de valores estabelecidos para cada situação e para sua conta.

​Como solicitar a abertura de uma conta poupança para meu filho (a) menor de idade? A Poupança Caixa Fácil não pode ser aberta para menor de 18 anos. Neste caso, deve se encaminhar para uma agência da CAIXA para abertura de uma Poupança comum.