Pode puxar a corda do DIU?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Não deve puxar, procure um ginecologista pois pode ser necessário uma ultrassonografia para avaliar a localização do DIU.

Assim que o DIU de cobre ou DIU de prata é retirado, a mulher volta a poder engravidar. A mulher pode levar até três meses para retornar a menstruar normalmente e engravidar após a retirada do DIU hormonal.

Os braços do formato T se dobram no tubo e depois se abrem quando o DIU está no útero; Uma vez que o DIU está em vigor, os instrumentos são retirados; A corda fica a cerca de 3 cm do colo do útero, mas não fica fora da vagina.

Um bom momento para isso é logo após a menstruação, pois o útero em geral se encontra mais baixo e costuma ser mais fácil sentir o colo e tocar a cordinha. Caso ela perceba alguma diferença como aumento no tamanho do fio ou não mais sentir o mesmo, deve procurar um profissional de saúde e investigar – com USG.

Fatores de risco para expulsão incluem inserção imediatamente pós-parto, nuliparidade (pacientes que não tem filhos) e expulsão prévia de DIU.

Sexo intenso não vai desalojá-lo
Alguns úteros apenas expelirão o dispositivo. Geralmente, você pode colocar outro e isso não acontece novamente.

Normalmente, há cólicas e sangramento fora de época durante o processo de expulsão, porém não é uma regra. Algumas pacientes expulsam o DIU sem sintomas e, por isso, o seguimento com seu ginecologista deve ser rotineiro, para verificar se ele continua no lugar correto.

A resposta é depende. Se for um DIU hormonal, o risco de falhar não muda independente da posição.

Incluindo correr, pegar peso, praticar atividades físicas, tudo isso é permitido e não interfere no efeito do dispositivo intrauterino.

O DIU é um corpo estranho, é algo diferente do corpo da mulher, então isso pode ocorrer nos primeiros meses. Depois ocorre essa adaptação, o fluxo tende a se normalizar, normalmente em torno do terceiro mês.

Após o procedimento não é exigido repouso, você pode voltar a sua rotina normal.