Pode pingar soro fisiológico no ouvido?

Perguntado por: eaguiar . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

No Brasil, os serviços de saúde costumam fazer lavagem de ouvido com soro fisiológico, em vez de água. Você pode usar qualquer um dos dois.

Lavagem: a lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.

respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.

Diferentes abordagens podem ser usadas para limpar os ouvidos afetados e remover a secreção:

  1. usar algodão em rama ou lenço de papel (esfregar a seco);
  2. aspirar material bloqueando a orelha com um pequeno dispositivo (geralmente feito sob um microscópio);
  3. lavar o ouvido (irrigação).

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

Ações que ajudam a eliminar a secreção acumulada devido à infecção viral também ajudam a melhorar a dor de ouvido. Isso inclui lavagem nasal e inalação, ambas com soro fisiológico.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Pingar álcool no ouvido faz mal: técnica pode causar surdez - Dr. Jamal Azzam.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

O ato de mascar chiclete, movimenta os músculos do rosto, ajudando a pressão interna dos ouvido a se equilibrar. Tapar o nariz com a mão e forçar a saída do ar pelo nariz, também alivia a pressão interna do ouvido, abrindo seus canais.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Aplicar compressas mornas ou frias.
Algumas pessoas recomendam alternar entre as duas a cada 10 ou 15 minutos. Lembre-se, nunca adormeça ao utilizar compressas de aquecimento e nunca deixe as crianças utilizar sem supervisão. Com frio ou gelo deve cobrir sempre com um pano e nunca aplicar diretamente na pele.

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.