Pode passar bicarbonato de sódio nas axilas?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 15 votos

Sim, porque nosso organismo tem bactérias boas também. Especificamente nas axilas, elas formam uma camada protetora da derme, tornando-a mais resistente as agressões externas provocadas pelo uso de lâminas ou roupas justas de tecido sintético e evitando o risco de irritações e alergias.

Limão e bicarbonato para a região das axilas
Aplique a mistura na região das axilas da peça, esfregue e deixe agir por 15 minutos. Depois, lave como de costume. Para potencializar a higienização e a neutralização do cheiro de suor, acrescente meio copo de vinagre de álcool branco na água de lavagem da máquina.

Quem transpira muito nas axilas, e pior, com aquele cheirinho desagradável, siga essa dica caseira: faça uma pasta com gotas de limão e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Aplique por 20 minutos debaixo dos braços e depois tome seu banho normalmente. Repita três vezes por semana.

Lave as axilas corretamente
Água e sabonete são suficientes para fazer a higiene adequada. Quando o cheiro está muito forte, podem ser usados sabonetes antissépticos na área de muito suor para tentar eliminar as bactérias ruins”, orienta a dermatologista.

Para os dermatologistas, bicarbonato de sódio e leite de magnésia são eficientes para neutralizar o cheiro ruim da transpiração, pois elevam o pH da pele --quanto está mais alcalino, ele impede a proliferação de fungos e bactérias que reagem com o suor.

Veja quatro formas de substituir o desodorante

  1. Desodorantes naturais. Pedra ume (ou hume, ou ainda alúmen) é um mineral natural, composto de alúmen de potássio. ...
  2. Bicarbonato de sódio, amido de milho e leite de magnésia. ...
  3. Suco de limão. ...
  4. Álcool.

Clarear a pele
Além da virilha, algumas pessoas utilizam o bicarbonato para clarear manchas no corpo, incluindo o melasma, que é uma condição causada pela hiperpigmentação da pele. Esfregar o bicarbonato nas manchas pode gerar o efeito contrário, não clarear a pele, mas sim irritá-la e aumentar as manchas.

Odaban

Você terá que investir em um produto desodorante antiperspirante de qualidade, como o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas e aprovado pela Anvisa. Isso porque ele é capaz de tratar os dois problemas, reduzindo também o mau cheiro produzido pelo suor.

A mistura de vinagre de maçã, tomilho e alecrim funciona como um desodorante natural, contribuindo para reduzir os odores e excesso de suor, mas atuando mais para neutralizar os efeitos do que evitá-los. Para fazer a receita basta 10g de tomilho, 10g de alecrim, 250ml de água e 125ml de vinagre de maçã.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

O uso de Bicarbonato de Sódio pode provocar arrotos, aumento dos reflexos musculares, distensão abdominal, alterações de consciência, alterações metabólicas, cálculos renais, cólicas, tremor, retenção de líquidos e piora da insuficiência cardíaca.

O produto possui um pH básico, que age de forma eficiente contra o mau cheiro — principalmente se for proveniente de algum ácido gerado pelos resquícios dos alimentos. Então, para aprender a tirar o cheiro ruim da geladeira com bicarbonato de sódio, basta que você dilua o produto em água.

São eles: Age como esfoliante: Suelin explica que, por ter estrutura composta de grânulos finos, o bicarbonato é considerado um esfoliante físico que remove as células mortas e outras impurezas do rosto, deixando a pele limpa e mais lisa.

Por exemplo, se utilizarmos o leite de magnésia, que é a base hidróxido de magnésio, estaremos tornando o meio básico, o que irá provocar a morte das bactérias e, consequentemente, elas não irão decompor as substâncias orgânicas eliminadas no suor.