Como sair da progressiva e voltar para os cachos?

Perguntado por: icarvalho4 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 19 votos

Texturizar o cabelo pode ajudar a trazer os cachos mais rápido para o visual. Quando o efeito alisado das progressivas começa a sair dos cabelos por causa das lavagens, é bem comum que se formem cachos mais irregulares nos cabelos - mas esses não são necessariamente os seus cachos naturais.

A melhor opção para voltar ao cacheado é cortar toda a parte alisada do cabelo para que eles cresçam mais fortes e renovados. "Deixe os fios crescerem e, se possível, corte-os. Qualquer alisante altera definitivamente a estrutura do cabelo.

Utilize shampoos antirresíduos
Uma ótima maneira de tirar a progressiva é adotando o uso de shampoos antirresíduos.

Chá verde. Já o chá verde é um poderoso antioxidante natural, que pode ser consumido como bebida. Mas também ajuda em como tirar a química do cabelo com produtos naturais, pois limpa os fios de toxinas a cada lavagem.

Cerca de dois anos. Apesar do tempo de transição capilar variar de acordo com cada pessoa, em geral, o processo dura dois anos — isso porque nosso cabelo cresce cerca de 1 centímetro por mês e, apesar de alguns estimularem o crescimento saudável, eles não esticarão mais do que isso.

Para aumentar a definição dos cachos, basta usar técnicas, como a fitagem e o dedoliss, combinadas com creme de pentear para cabelos cacheados ou então um ativador de cachos.

Melhores produtos para tirar química do cabelo
Pensando especificamente em um produto para tirar química do cabelo, o indicado seria mesmo o shampoo antirresíduo. Nesse caso, o mais indicado é optar pelos shampoos da Laces, mais propriamente dos shampoos da linha LCS. Todos podem ser encontrados no site do Slow Beauty.

O sal acelera a saída da escova progressiva
Ou seja: ele não vai remover sua progressiva e dá na mesma usar um shampoo com sal ou sem sal” desvenda a expert.

A maneira mais prática de passar pela transição capilar é fazer o famoso BC (BIG CHOP) ou seja, cortar toda a parte do cabelo que tem alisamento e deixar o cabelo natural crescer. Em muitos casos eu aconselho passar a máquina ou cortar bem baixo.

Além de simplesmente pausar os métodos do realinhamento capilar, também é possível tirar a progressiva do cabelo com um procedimento chamado “desprogressiva”, que, como o próprio nome sugere, vem para reverter os resultados alcançados com a técnica.

Quem faz escova progressiva sabe que após várias lavagens, os fios vão perdendo o aspecto chapado e vão voltando a ondular ou cachear, mas, ainda assim, essa não é a textura original, já que sempre fica um resquício de química.

Saiba como fazer: para fazer qualquer uma das duas, o segredo é dividir o cabelo em várias seções, aplicar creme de pentear em cada uma e, depois, fazer o coque ou a trancinha em mechas bem finas. No final, é só esperar as madeixas estarem completamente secas para soltar as pontas e desfilar com os cachos por aí.

“O principal fator para a perda de definição nos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento em excesso, que altera a curvatura devido à falta de alinhamento das cutículas. Por isso, os cachos ficam sem definição”. A tricologista destaca que, em casos de ressecamento, não tem para onde correr.

O tratamento da Cachoterapia é indicado para cabelos com texturas – ondulados, cacheados e crespos – que perderam sua curvatura natural. Esse procedimento contém baixo percentual de química em sua formulação, por isso não provoca agressões nos fios e não prejudica a sua saúde.

Esse tratamento reestabelece a estrutura capilar dos cachos. Valor: R$ 350,00 a R$420,00 – depende das condições do cabelo.

Misture quatro colheres de sopa de vinagre com um litro de água; Aplique nos cabelos úmidos, no couro cabeludo e comprimento dos fios; Deixe agir por alguns minutos e enxágue em seguida; Repita o processo duas vezes na semana.