Pode ler antes de dormir?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Por ser um hábito silencioso, diferente de assistir à televisão ou vídeos pelo celular, ler antes de dormir é uma das melhores maneiras de fazer seu corpo relaxar e ser induzido ao sono de forma leve e tranquila.

Na verdade, o poder de ler antes de dormir. Essa é uma uma prática que pode trazer melhorias contínuas para a saúde do sono. Quando se faz uma boa leitura na cama e cria-se esse hábito, você consegue relaxar mais o corpo e a mente, aumentando a probabilidade de uma noite de sono completa e revigorante de sono.

Os efeitos da leitura noturna realizada em ambiente e de forma inadequada são perceptíveis. Eles se manifestam por dor de cabeça, cansaço nos olhos e desinteresse sobre a matéria.

Estudando durante o dia
Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.

Ler dá sono porque se trata de um esforço cognitivo e repetitivo, que leva a um certo esgotamento que precisa ser reparado, realizado com o corpo já em posição de repouso. Por isso, ler na hora de dormir acaba unindo o útil ao agradável, já que nesse momento estamos mais propensos a pegar no sono.

Usar tablet ou celular para ler antes de dormir pode prejudicar o sono. A leitura, no entanto, não tem o mesmo impacto se for feita em um celular ou no computador. “Folhear um livro impresso é a melhor opção.

Ler pela manhã
Como o sono da noite anterior recarrega as baterias do nosso corpo, as manhãs costumam ser o melhor momento para ler e entender melhor o conteúdo lido. Como o seu cérebro fica mais energizado logo após acordar, também é bastante provável que você consiga reter mais informações ao ler durante a manhã.

Mito 4: Ler no escuro prejudica a visão.
Reiterando o mito anterior, a leitura em ambientes com pouca luz não prejudica a visão, porém pode causar algum desconforto. “Dizer que ler em ambiente pouco iluminado prejudica a visão é mito.

Ler protege a mente hoje e no futuro
Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Benefícios da leitura: 5 razões para ler diariamente
Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade. Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse.

Em algumas pesquisas recentes, indicam 30 minutos ou 20 páginas por dia, para que se possa "criar o hábito" da leitura. Isso varia muito de cada pessoa, pois se o livro estiver muito bom, pare de ler quando quiser, e também tem outros que pra finalizar um capítulo é um desafio.

Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.

Isso porque seu cérebro usa uma enzima chamada ATP (trifosfato de adenosina) para se manter acordado e manter seu corpo em funcionamento. Porém, quando você está estudando, a ATP é convertida em uma outra enzima, chamada ADP (adenosina bifosfato).

Porque a leitura é um processo complexo para o seu cérebro
A leitura é uma ação bastante complexa para o cérebro, embora muitas pessoas vejam o ato de ler como algo quase instintivo. Sentir sono ao ler é uma ocorrência que pode ser explicada por uma simples razão: a leitura é uma atividade cansativa.

A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem, funciona como um exercício para o cérebro humano, aponta especialista. Da mesma forma que o corpo precisa de atividade física para se manter saudável, o cérebro também se beneficia de exercícios.