Pode lavar os pés com sal grosso?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Uma boa receita de escalda pés para desinchar é mergulhar os pés até os tornozelos na água com 2 a 4 colheres de sopa de sal grosso. Você ainda pode adicionar algum óleo essencial de sua preferência ou bolinhas de gude para massagear os pés.

A prática é relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação sanguínea e suaviza os pés. Quando preparado com sal grosso, também reduz o inchaço.

O calor relaxa os músculos, dilata os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo, ação que contém o processo inflamatório e purifica a região. O sal age como potente antiinflamatório, sem contar a questão energética.

A técnica do escalda pés não serve apenas para relaxamento, mas também para tratar dores nas pernas, micoses, cansaço, frieiras, problemas de circulação, calosidades, gripes, resfriados, problemas circulatórios, insônias, além do estresse cotidiano e ansiedade.

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico.

O uso de escalda pés também não é aconselhável, já que, graças a perda de sensibilidade, o diabético pode não perceber a temperatura alta da água e ter queimaduras. O ideal é alguém que não tenha a doença possa verificar a temperatura da água.

As pessoas que sofrem com má circulação nas pernas e pés devem ter uma alimentação saudável. É preciso evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas e sódio, além de aumentar a ingestão de alimentos que contenham fibras.

Então anote a dica da podóloga Andreia Pereira para relaxá-los e ainda ativar a circulação: faça um escalda pés usando um punhado de sal grosso, um litro de água morna e cinco ramos de alecrim (que pode ser substituído por camomila). Ponha tudo em uma bacia e mergulhe os pés por 20 minutos.

Esfolia a pele dos pés
Além de eliminar bactérias e agentes nocivos presentes na pele, o vinagre de maçã é ótimo para prevenir o surgimento de inflamações, como as que são causadas por calos, feridas e pelos e unhas encravadas.

Uma boa receita de escalda pés para desinchar é mergulhar os pés até os tornozelos na água com 2 a 4 colheres de sopa de sal grosso. Você ainda pode adicionar algum óleo essencial de sua preferência ou bolinhas de gude para massagear os pés.

É possível preparar um escalda pés apenas com sal grosso, ou se preferir misturar sal grosso e algum óleo essencial também é possível.

Inicie esse ritual fervendo três litros de água e acrescente sete colheres de sal grosso. Em seguida, misture bem até que o sal se dissolva por completo. Tome seu banho de higiene e depois despeje o banho do pescoço para baixo. Enquanto faz esse ritual, mentalize as energias positivas entrando em seu corpo.

Feito com sal grosso, alecrim desidratado e erva doce desidratada: >> O Sal Grosso: auxilia na diminuição do inchaço; auxilia na redução dos níveis de estresse; alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna. Também estimula a circulação natural para a melhoria da saúde. >>

Basta uma bacia preenchida com água morna e alguns produtinhos para cumprir o ritual de cuidado. Você pode colocar sais de banho com fórmulas agradáveis, como lavanda ou calêndula, dentro do recipiente. Mexa bem, até dissolver o produto, e mergulhe os pés dentro da solução.

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.