Pode esgotar ingressos meia-entrada?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Se a reserva de 40% esgotar, o estudante ainda pode comprar seu ingresso como meia-entrada? Mesmo que haja lugares disponíveis, quando o percentual destinado à meia-entrada se esgotar, o estudante não terá mais direito a pagar metade do valor do ingresso.

O cliente que não puder utilizar o ingresso por não apresentar documentação válida, conforme nomenclatura do ingresso, não terá direito a reembolso do valor pago pelo ingresso, ou qualquer outro tipo de ressarcimento ou compensação.

Além de eventos artístico-culturais e esportivos, conforme Decreto nº8.537/2015. Produtores podem limitar em 40% a venda de ingressos de meia-entrada para o público previsto na legislação nacional e local do seu estado e/ou cidade.

A Lei da Meia Entrada confere aos jovens de baixa renda de 15 a 29 anos de idade o direito de adquirir ingresso pela metade do preço. Mas, o que define um jovem de baixa renda? São aqueles que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

As empresas são obrigadas a disponibilizar 40% dos ingressos à meia entrada, sem divisão por categoria. Se o estudante não encontrar a meia entrada para o seu caso, somente de idoso, poderá questionar a empresa.

Os estabelecimentos poderão recusar qualquer outro documento que não seja o documento do estudante padronizado, sem direito a reembolso. Para mais detalhes, consulte nossa Política de Meia-Entrada.

Sim, é possível comprar a meia-entrada para outra pessoa desde que não ultrapasse o limite de uma meia-entrada por CPF e que os dados da meia-entrada sejam informados corretamente no ato da compra.

ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.

Por Gabriel Oliva * A lei brasileira da meia-entrada determina que estudantes e idosos paguem metade do valor do ingresso comprado pelas demais pessoas. Num cinema, se a inteira custar 30 reais, a meia-entrada sai por 15.

Meia-entrada: Conforme mencionado anteriormente, a lei garante desconto de 50% no valor do ingresso para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).