Pode dormir com fone de ouvido Bluetooth?

Perguntado por: acavalcante9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Além do risco de infecção, os fones de ouvido podem causar perda de audição no longo prazo. Lembre-se que estes acessórios nada mais são do que pequenos alto-falantes posicionados direto no ouvido.

Dormir com fones de ouvido não faz mal à saúde, embora não seja tão agradável como é o caso de fones intra-auriculares ou headsets. Em alguns casos o uso de fones de ouvido na hora de dormir não é recomendado, como em infecções no ouvido. Tampar o canal auditivo pode resultar na piora da infecção.

Há algumas desvantagens no uso de fones de ouvido para dormir. Primeiro, eles podem ser desconfortáveis se você usá-los por muito tempo ou usar os fones de ouvido do tamanho errado. Eles também tendem a cair dos seus ouvidos enquanto você dorme e isso não é bom porque pode acordá-lo quando isso acontece.

Música e sono, ao contrário do que muitas pessoas supunham, não são a combinação ideal. De acordo com um novo estudo, ouvir música antes de dormir pode aumentar as chances de ter distúrbios do sono. O estudo, publicado na Psychological Science, demonstrou que a música não desestimula o cérebro, pelo contrário.

Evite situações como dormir ou sentar sobre o cabo ou o conector de carga.

Mas dentro de uma média é possível afirmar que um fone de ouvido bluetooth leva cerca de 2 a 3 horas normalmente. E a primeira recarga é aconselhável que tenha uma duração de aproximadamente 4 horas.

Os tampões para dormir são aparelhos introduzidos no canal auricular na hora de deitar. Seu objetivo é reduzir o ruído externo e evitar problemas de sono devido ao barulho. Como esses incômodos são comuns na terceira idade, frequentemente os tampões são utilizados por idosos para dormir melhor.

Algumas opções de protetores de ouvido para dormir são:

  • 3M. Abafador de Som.
  • Nexcare. Protetor Auditivo.
  • Hammerhead. Protetor De Ouvido De Silicone.
  • Speedo. Moulded Earplug.
  • Vonder. Protetor Auditivo com Cordão.

Com um bloqueio efetivo dos sons do ambiente, o usuário é levado a aumentar menos o volume. Enfim, concluímos que os melhores modelos de fone de ouvido para quem deseja preservar a audição são os circumaurais e intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído.

O tempo gasto com fones de ouvido, por exemplo, é um risco para a audição, principalmente se utilizado de forma contínua e em volumes altos. Isso porque as células auditivas, que são insubstituíveis, vibram intensamente ao receber o estímulo sonoro e o excesso dessa vibração pode diminuir o tempo de vida das células.

Os AirPods Pro e AirPods (3ª geração) não foram desenvolvidos para uso em esportes aquáticos, como natação, nem para tomar banho. Após exercícios, transpiração pesada ou respingos de água e antes de colocar os AirPods Pro ou AirPods (3ª geração) no estojo de recarga, limpe-os com um pano macio, seco e sem fiapos.

Usar os AirPods em condições muito quentes pode reduzir permanentemente a duração da bateria. Guarde os AirPods em um local com a temperatura entre -10 ºC e 45 ºC. Não deixe os AirPods no carro, pois a temperatura no interior de um veículo parado pode ultrapassar esse intervalo.

Uma dúvida comum sobre a recarga é sobre o tempo que os fones podem ficar dentro do estojo ou conectados a uma fonte de energia. Sobre isso, vale a mesma resposta que damos para o celular: não tem problema deixar muito tempo na tomada, mas o ideal é evitar deixar muito além do necessário para fazer a recarga completa.

Não é novidade para quem utiliza fones Bluetooth sem fio — TWS — que normalmente o lado direito costuma descarregar mais rápido do que o esquerdo, mas às vezes o contrário também acontece. Felizmente, isso não ocorre com headsets, pois tornaria a experiência de uso bem complicada.

Os fones Bluetooth à prova d'água podem ser usados durante atividades aquáticas ou em condições de chuva ou umidade sem danificar o aparelho. Eles geralmente têm um grau de proteção IPX, que indica o nível de resistência à água.