Pode deixar o coelho no escuro?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 18 votos

Sim! Coelhos gostam de ficar no escuro e eles enxergam no escuro!

Se tem alergias, asma ou sintomas (espirros, nariz avermelhado), não deixe que o seu coelho durma na sua cama porque a sua condição pode piorar. Os coelhos não dorme de dia ou de noite. São considerados animais crepusculares, ou seja, que são mais ativos ao amanhecer e entardecer.

Por fim, hora de falar sobre como coelho dorme. Eles conseguem dormir de forma bem relaxada e com os olhos fechados, mas no início podem se manter de olhos abertos até na hora de dormir. Isso mesmo! Acontece justamente pela característica de ser um animal muito alerta.

O coelho vai passar boa parte do tempo fora da gaiola, mas ainda precisa de um espaço seguro e isolado, onde possa passar as noites e os momentos em que se sentir ameaçado. Você também pode optar por um cercadinho para cachorro.

Assim como o peixe, o coelho enxerga no escuro, sua visão noturna é ainda melhor. O coelho consegue ver tudo o que se esconde atrás dele e o único ponto cego que têm é muito pequeno e encontra-se à frente do seu nariz. Os coelhos possuem quase 360 graus de visão panorâmica.

No entanto, o mais habitual é que coelho costume descansar entre 6 e 8 horas por dia podendo chegar a dormir até 10 em condições de calma e tranquilidade ideais. Como pode observar trata-se de um mamífero que gosta de relaxar e dormir, sempre que se sinta suficientemente cômodo para o fazer.

Uma boa ideia é envolver o coelho com um cobertor, para protegê-lo e transmitir calor. Você também pode colocá-lo em seus braços, embrulhado no cobertor, em um lençol ou toalha seca por alguns minutos, utilizando o calor do seu próprio corpo para ajudá-lo a regular a temperatura corporal e combater os sintomas do frio.

Observe abaixo algumas dicas para ajudar seu coelhinho a não sentir tanto frio: Evite colocar um pano (ou coberta) dentro da gaiola/cercado.

Como saber se o coelho está com frio?

  • Tremores;
  • Focinho e orelhas frias;
  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração lenta;
  • Movimentos lentos,
  • Letargia.

Coelhos relaxados e felizes colocam as orelhas juntas e levemente voltadas para fora. Se estão deitados, os olhos podem estar semiabertos e o corpo todo esticado. Pulos e piruetas são outros sinais de felicidade.

Mesmo se você for deixar o coelho andar pelo apartamento, é melhor que eles tenham um local definido para descansar, comer, fazer suas necessidades e brincar. Para os que tem outros animais em casa, não ter um ambiente seguro e protegido para o coelho pode deixá-lo estressado e colocar em risco a vida dele.

Brincar: Os coelhos são muito engraçados e, se forem bem estimulados, podem ser realmente felizes e sabem como provar isso. Eles gostam de empurrar ou atirar objetos, brincar com cobertores, brincar de "pega pega", pular no sofá e olhar de cima, eles têm muita energia.

Bolas: Os nossos animais de estimação, sejam cães, gatos ou coelhos, geralmente adoram brincar com bolas. Para os coelhos as bolas feitas de materiais naturais, como a madeira, vime ou ervas, são especialmente indicadas. Assim, além de brincar, o coelho também pode roer a bola e assim cuidar dos seus dentes.

Embora seja verdade que este comportamento pode ter sido condicionado e, portanto, responder a outras finalidades, o motivo mais frequente do coelho ficar rodeando suas pernas é devido ao pico que experiencia em seu período de cio e esta é a maneira de expressá-lo.

Os coelhos podem expressar de várias maneiras que querem sua atenção. Às vezes, eles tentam te empurrar com seus focinhos minúsculos, se esfregam em você ou se movem levemente perto de sua mão em busca de carinho. Todos esses sinais têm algo em comum: indicam que seu coelho te ama e quer interagir mais.

Este é um som semelhante ao conhecido cacarejo de um galo, mas a uma frequência muito baixa, num volume quase imperceptível. Este som do coelho é produzido quando ele mastiga algo que gosta muito, não precisa ser um alimento, pode ser simplesmente um pedaço de madeira que usamos como enriquecimento ambiental.