Pode dar leite para o gato?

Perguntado por: alessa7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Mesmo que o pet não seja alérgico nem intolerante à lactose, você não pode dar leite para gato. Isso porque as rações secas ou úmidas são a melhor opção para garantir uma alimentação rica e equilibrada ao seu bichano. Já o leite não oferece nenhum benefício nutricional para ele, sendo assim, é melhor evitá-lo.

As consequências podem ser episódios de diarréia. Se for alta a quantidade e a frequência que o leite for oferecido, os pets podem ainda desenvolver problemas digestivos leves a severos, prejudiciais à sua saúde também. Logo, a alimentação dos filhotes deve ser feita pelos “sucedâneos do leite”, industrializados.

Visto que os gatos podem sofrer de problemas digestivos com a ingestão de leite, este não deve constar na sua dieta. O leite especial para gatos, ou o leite sem lactose, contém uma quantidade muito pequena de lactose e portanto, são mais bem tolerados pelos gatos.

Porém, segundo a médica-veterinária da DrogaVET, Alessandra Farias, conforme eles se desenvolvem, há uma diminuição na produção de lactase, que é uma enzima responsável por digerir a lactose (proteína do leite). Por conta disso, dar leite aos gatos pode resultar em problemas gastrointestinais.

As carnes de fígado de boi e de galinha são fontes de proteína e carboidratos para cães e gatos. Por isso, fazem muito bem para a saúde animal e podem ser incluídas em dietas de alimentação natural sem problemas, desde que o tutor siga os devidos cuidados: cozinhar, não temperar e dar porções pequenas.

Os gatos devem beber apenas uma coisa para se manterem hidratados: água. Apesar da crença popular, o leite não é bom para os gatos e o correto é evitar os laticínios.

O leite pode causar diarreia nos filhotes. Você pode amolecer a ração com água, mas não deixe muito mole, pois seu animal precisa aprender a mastigar.

Ao contrário do que muitos pensam, não é recomendado oferecer leite para gatos, no geral. Esses animais até gostam do sabor da bebida, e é por isso que alguns tutores acabam cedendo às vontades do pet, mas essa está longe de ser a alimentação ideal.

A resposta curta é: pode. Entretanto, é necessário prestar atenção a alguns detalhes: Após ser umedecida, a ração tem um prazo de validade muito mais curto.

Como mencionamos, você até pode dar arroz para gato, mas esse alimento é muito rico em carboidratos. Desse modo, ele não vai soma na alimentação do animal. Ainda assim, gato filhote pode comer arroz, desde que o grão esteja cozido e sem nenhum tempero!

Mesmo sendo um alimento de qualidade, não é recomendado oferecer com frequência. O iogurte deve ser oferecido apenas como um petisco, em algumas situações de socialização com seu gato de estimação.

Em semelhança com muitos outros alimentos, pequenas quantidades de pão são geralmente aceitáveis. Os gatos não devem comer pão com regularidade, mas pode oferecer como um biscoito de vez em quando. Em termos de saúde, não há nada no pão cozido que seja prejudicial para o seu gato, mas deve ser consumido com moderação.

A resposta é não, não pode dar salsicha para gato! Embora os bichanos sejam carnívoros por natureza, a salsicha é um alimento que utiliza uma série de ingredientes triturados em sua composição que podem fazer muito mal aos pets.

Sardinha, um pedacinho de carne bovina ou de frango são algumas das comidas que os gatos mais gostam, principalmente se estiverem fresquinhas. Experimente dar um pouco de algumas dessas carnes entre uma refeição ou outra — eles vão adorar!