Pode colocar soro fisiológico morno no ouvido?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Lavagem: a lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.

4) Aquecer a solução fisiológica isotônica a 0,9% (soro fisiológico), ainda com o frasco fechado, até a temperatura corporal (37°C), para evitar nistagmos e desconforto. Pode-se utilizar “banho-maria" ou aquecimento em micro-ondas. 5) Examinar cuidadosamente o canal do ouvido externo por meio da inspeção e palpação.

Feita com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar um amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.

Uma das maneiras mais corretas de limpar os ouvidos e passar neles um pano umedecido com água morna. A temperatura ajuda a cera de desgrudar da parede dos ouvidos e sair com mais facilidade. O ideal é usar o dedo mesmo para passar.

respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.

Colocar a ponta da seringa na entrada do ouvido, de modo a evitar que a ponta seja empurrar para dentro; 3. Apertar a seringa ligeiramente e jogar um pequeno jato de soro morno dentro do ouvido (a solução deve estar na mesma temperatura do seu copo);

A lavagem com soro não 'causa' otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”, alertou Isabela.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

OTO-XILODASE® alivia a dor de ouvido, é uma solução antiinfecciosa e anestésica local, para instilar no ouvido, nos casos de otite.

Pingar azeite quente no ouvido não melhora a dor. E o doente ainda corre o risco de causar queimaduras. O ideal é esquentar um pano e amarrar em torno da cabeça.

Compressa morna
Utilizar uma compressa morna é uma das principais indicações dos profissionais da saúde para aliviar a dor. Para isso, basta aquecer um tecido – o que pode ser feito com um ferro de passar roupas ou com água morna – e pressioná-lo sobre o ouvido dolorido por aproximadamente 10 minutos.

Irrigue o canal auditivo com água morna (não quente). Limpe suavemente as bordas externas do seu ouvido com um pano úmido. Certifique-se de não inserir um cotonete dentro do canal auditivo.

Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.