Pode colocar gelo no pescoço com torcicolo?

Perguntado por: acosta6 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

O gelo pode ter um efeito bastante positivo, aliviando temporariamente qualquer dor.

Faça compressa
Um tratamento tradicional e eficiente para aliviar a tensão muscular e os espasmos do torcicolo, é utilizar uma compressa morna diretamente sobre a região afetada. Sendo assim, a mantenha na temperatura ideal sobre o pescoço durante um período de 20 minutos, que pode ser repetido ao longo do dia.

Usar uma compressa morna
Então, use o calor para aliviar essa dor. Não é recomendado usar compressas de gelo para curar a dor no pescoço.

Fazer movimentos circulares com o pescoço e movê-lo suavemente para a frente e para trás e para cada um dos lados para alongar os músculos também pode ajudar no alívio das queixas e evita a rigidez muscular. Atenção! Não deve conduzir veículos enquanto o torcicolo o impedir de rodar ou mover normalmente o pescoço.

Tanto a cervicalgia quanto o torcicolo ocorrem na coluna cervical, próxima ao pescoço, causando dor em toda a região. O torcicolo é, porém, caracterizado pela dor aguda e, na grande maioria das vezes, autolimitada – o que significa que os sintomas costumam desaparecer espontaneamente em até uma semana.

Torcicolos: uma compressa quente pode ajudar a relaxar os músculos do pescoço e reduzir a dor associada a torcicolos. Dores de cabeça: se você sofre de dores de cabeça tensionais, uma compressa quente pode ajudar a aliviar a dor. Coloque a compressa quente na testa ou na parte de trás do pescoço por alguns minutos.

Alterações emocionais, como estresse, ansiedade e depressão frequentemente estão associadas. “Torcicolo muscular é normalmente uma condição benigna, que, tratado, melhora em torno de dois a quatro dias.

Compressas geladas
Em um primeiro momento, é preciso tratar o sintoma, aliviando a dor no local. Nesse caso, as compressas com gelo têm ação anti-inflamatória e podem ser aplicadas por 20 min, com intervalos de, pelo menos, 1 hora. Compressas quentes também podem ser alternadas, uma vez que relaxam a musculatura.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Para começar, dormir de lado alivia a pressão na coluna, ajudando, portanto, a afastar dores no pescoço4, como o torcicolo, e na região lombar5.

Em alguns casos, o torcicolo pode ser acompanhado de outros sintomas, como febre, mal-estar geral ou tontura. Caso você esteja apresentando algum desses sintomas, é recomendado buscar orientação médica.

Além de provocar desconforto, a condição dificulta a irrigação sanguínea na região, o que gera mais dor, limitando os movimentos da cabeça por um período. “O espasmo muscular acontece como uma forma de proteção. É o nosso cérebro quem controla os músculos, e a função do cérebro é basicamente nos manter vivos.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Essa situação gera um desconforto e enrijecimento da região do pescoço, fazendo-o pender para o lado direito ou esquerdo. Ele pode surgir devido a variados fatores, como uma má noite de sono, à tensão muscular e o posicionamento inadequado.

O torcicolo é uma contratura feita pelo corpo com o objetivo de proteger a cabeça e a coluna cervical, provavelmente após um traumatismo. No geral, ele pode ser resultado, por exemplo, de um grande acúmulo de tensões emocionais, causando uma rigidez no pescoço e, subsequentemente, o torcicolo em si.

É recomendado também em quadros de torcicolo, artrite e artrose. Ele garante uma maior estabilidade cervical e mantém uma postura adequada durante o dia ou para dormir.