Para que serve o passaporte vermelho?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Ter o passaporte vermelho significa poder viajar para outros destinos fora da União Europeia sem a necessidade de visto. Países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Emirados Árabes Unidos e Nova Zelândia não exigem visto de cidadãos europeus.

Azul-escuro: cidadãos brasileiros comuns; Amarelo: refugiados e apátridas; Marrom: Laissez-passer; é utilizado quando o Brasil não tem relações diplomáticas com outro território; Vermelho: oficiais do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas.

Utilizado pelos membros da União Europeia (menos Croácia), essa cor antigamente era usada nos passaportes de cidadãos das nações comunistas. Outros países como Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Peru e China utilizam a cor vermelha em seus passaportes.

Um fato interessante é que este documento, proporciona a você se livrar daquelas filas na alfândega terríveis e proporciona os mesmos direitos dos cidadãos europeus. Lembramos que todos os brasileiros que possuem descendentes europeus podem solicitar o passaporte vermelho.

Os brasileiros com pais ou avós com cidadania espanhola ou bisnetos de espanhóis que tenham menos de 18 anos podem solicitar o passaporte espanhol. Você também ganha o direito ao documento ao se casar com um espanhol, desde que viva na Espanha por, pelo menos, um ano.

A lista de 2023 mostra que, pela primeira vez em cinco anos, o Japão perdeu o posto de passaporte mais poderoso do mundo. Agora quem ocupa o primeiro lugar é Singapura, cujo passaporte dá acesso a 192 destinos (de um total de 227) sem a necessidade de visto.

Para solicitar o passaporte português sem urgência, por exemplo, é preciso pagar R$ 374,57. Se for em caráter de urgência, o custo é de R$ 563,62. O valor cobrado para emissão do passaporte europeu depende do país em que for solicitado o documento.

Após algum tempo, consegue reconhecer a cidadania italiana, passando a ter o famoso “passaporte vermelho”, que não necessita de visto de turismo para os EUA, mas sim do ESTA - Electronic System for Travel Authorization.

Atualmente cidadãos de 38 países, incluindo os que possuem dupla cidadania, não precisam de visto emitido previamente para entrar no país da América do Norte.

Os passaportes em tons de borgonha são utilizados pelos países da União Européia (com exceção da Croácia). Os estados que desejam se juntar à UE também optarem por seguir o mesmo tom, como a Turquia. Países como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, na comunidade andina, também possuem os passaportes em tons de borgonha.

Apesar do passaporte vermelho não permitir morar nos EUA sem visto, facilita bastante para viagens de turismo. Caso tenha cidadania europeia e não queria solicitar o ESTA por querer ter o visto colado no passaporte, você pode optar por solicitar o visto de visitante (B) no Consulado dos EUA.